Dar voz às mulheres de Caxias do Sul, não apenas neste 8 de março, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher, mas todos os dias, será um dos enfoques de um encontro marcado para este domingo em Caxias do Sul. O Fórum da Mulher Caxiense vai ocupar o Parque Getúlio Vargas (dos Macaquinhos), a partir das 15h, para abordar temas essenciais da luta feminina.
Leia mais
Mulher: qual é o teu conselho para outra mulher?
Aumenta a presença feminina em cargos de liderança em Caxias do Su
Cantoras Tatiéli Bueno e Loma Pereira apresentam espetáculo musical "Elas" em Caxias do Sul
Cinco mortes em Caxias: levantamento no RS traça perfil de vítimas e agressores dos feminicídios
Operação nacional contra violência doméstica cumpre mandados de prisão na Serra
Casada, mãe e alvo de violência doméstica: o perfil das vítimas de feminicídio no RS
A violência contra as mulheres está entre os crimes que mais crescem. Dos 91 casos registrados no Rio Grande do Sul no ano passado, apenas quatro mulheres possuíam medida protetiva contra o agressor. O dado consta em levantamento divulgado pela Polícia Civil gaúcha na última quinta durante coletiva de imprensa sobre a Operação Marias. O mapa busca traçar o perfil das vítimas e dos autores, além de características do crime, para tentar ajudar a prevenir novos delitos. A Serra registrou 11 feminicídios em 2019, conforme acompanhamento do Pioneiro. A cidade com mais crimes foi Caxias do Sul, com cinco vítimas . As características destes crimes são semelhantes ao levantamento estadual. O estudo mostra, por exemplo, que 65 mulheres foram mortas na casa delas ou dos agressores. Ou seja, o local mais perigoso é a própria residência.
Com a intenção de mudar essa realidade, as organizadoras promovem uma série de atividades neste domingo. Estão previstas apresentações de prosa, poesia, dança e música. Além disso, haverá uma feira, iniciativa criada pelo projeto Marias Lavrandeiras, uma ideia que reúne diferentes produções feitas por mulheres na cidade.
Sobre o Fórum
O Fórum é um espaço plural, formado por diversas entidades da cidade e discute demandas que dizem respeito a vida de todas as mulheres. Outras atividades estão programadas para este mês, em parceria com as entidades, trazendo temas pertinentes ao vasto universo feminino. Na página do Fórum você encontra a programação completa. Acesse para informações: www.facebook.com/ForumDaMulherCaxiense/
Leia também
Vítima de acidente com carro e caminhão na Rota do Sol é jogador de basquete em cadeira de rodas
Um terreno por outro e novos contratos: os possíveis desfechos da disputa por imóveis públicos da prefeitura de Caxias do Sul
Justiça nega pedido de anulação de impeachment de prefeito de Caxias do Sul