Faltando 15 dias para a sineta do patrono Delcio Agliardi ecoar na Praça Dante Alighieri pela primeira vez, a comissão organizadora da Feira do Livro de Caxias do Sul divulgou a programação oficial e a identidade visual do evento. Com o tema “Você é o que você lê”, a maior feira literária do interior gaúcho reunirá 74 escritores, entre nomes locais e nacionais, além de especialistas em literatura, contadores de histórias, ilustradores e oficineiros.
Leia mais:
Conheça Delcio Agliardi, novo patrono da Feira do Livro de Caxias do Sul
VÍDEO: faça um passeio virtual pelo projeto da 35ª Feira do Livro de Caxias do Sul
Ao todo, a programação contempla 81 sessões de autógrafos, 38 bate-papos, 22 oficinas e 13 palestras. Todas as atividades têm entrada gratuita, um convite para o público mergulhar no instigante universo dos livros e aproveitar os descontos de até 20% nas obras adultas e infantojuvenis.
— Uma cidade leitora é mais próspera, afetiva e carinhosa. A leitura é uma possibilidade incrível para despertar a humanidade que existe em nós — argumentou o patrono durante a coletiva de lançamento, nesta quarta (11).
Um dos destaques será o premiado escritor angolano José Eduardo Agualusa, autor de O Vendedor de Passados (2004), que palestra no dia 11 de outubro. Antes disso, no dia 2, a Maratona de Contação promete 12 horas ininterruptas de histórias para mais de 6 mil crianças.
A feira contará ainda com exposições artísticas, caso de Olhai os Lírios do Campo - 80 Anos de Erico Verissimo, em cartaz no Museu Municipal, e da mostra comemorativa aos 35 anos do evento, na Casa 35 (espaço temporário que servirá como auditório e palco para debates sobre os rumos da cultura e da literatura, com participação de diferentes entidades não-governamentais).
Para conferir a programação completa da Feira do Livro, clique aqui.
IDENTIDADE VISUAL
Desenvolvida por estudantes do curso de Design da UCS, a identidade visual da feira conversa com o tema da 35ª edição. O cartaz, disponível em quatro cores de fundo, traz diferentes personagens. Em comum, o fato de terem marcado gerações.
A novidade, no entanto, fica por conta da disponibilização de filtros de Instagram com figuras presentes no imaginário popular, como Drácula, Harry Potter, Emília, Dom Quixote e até mesmo Ângelo Gardone, protagonista d’O Quatrilho (1985), de José Clemente Pozenato. Dessa forma, os leitores poderão interagir nas redes sociais.
— É muito importante tratar a literatura não só no suporte físico, mas também nas plataformas digitais. A Biblioteca Pública de Nova York está transformando capítulos de livros em posts de Instagram. A internet precisa ser aliada na promoção da leitura — defende a professora Aline Fagundes, que supervisionou o trabalho dos estudantes.
ESTRUTURA
A edição deste ano terá participação de 38 livreiros, cinco a menos do que em 2018. Serão 10 bancas no setor infantojuvenil e outras 28 para o público adulto. A estrutura metálica que servirá de cobertura começou a ser montada segunda-feira e deve ficar pronta nos próximos dias.
Pelo terceiro ano seguido, o projeto é assinado pelos arquitetos Tiago Sozo Marcon e João Henrique Ramos. A planta mantém o conceito da última edição, com valorização do chafariz e utilização da alameda junto à Rua Marquês do Herval para as bancas infantis. A exemplo do ano passado, uma área coberta ligará a Praça Dante à Casa da Cultura.
– A ideia foi repetir o que foi bem aceito, como o chafariz aberto e as bancas mais distribuídas – assinala Marcon.
Neste ano, não haverá cafeteria na praça. O serviço será oferecido exclusivamente pelo Café da Velha, na Casa da Cultura. Haverá quiosque de pipoca e refeitório infantil para utilização das escolas.
SHOWS
Vem do Paraná, mais precisamente de Curitiba, a atração de abertura da Feira do Livro. A Banda Mais Bonita da Cidade, grupo que ficou mundialmente conhecido após lançar o videoclipe Oração, em 2011, se apresenta no palco principal no dia 27 de setembro, às 19h. O repertório inclui canções do álbum De Cima do Mundo Eu Vi o Tempo (2017), além de sucessos de trabalhos anteriores.
Já o encerramento, no dia 13 de outubro, ficará a cargo da dupla caxiense Rafa Gubert e Tita Sachet. Ao longo do evento, serão mais de 30 apresentações artísticas, entre músicos, bandas, corais e grupos de dança.
SERVIÇO
:: O que: 35ª Feira do Livro de Caxias do Sul.
:: Quando: de 27 de setembro a 13 de outubro.
:: Onde: Praça Dante Alighieri.
:: Horários setor geral: domingo a quinta, das 12h às 19h; sexta e sábado, das 9h às 19h.
:: Horários setor infantojuvenil: domingo a quinta, das 10h às 19h; sexta e sábado, das 9h às 19h.
:: Descontos: até 20%.