Os “pequenos formatos” que dão nome à exposição do artista serrano Selestino Machado de Oliveira, inaugurada ontem à noite no Sesc Caxias do Sul, são telas que não ultrapassam 30cm por 40cm. As 41 pinturas a óleo trazem naturezas mortas como figos, maçãs e, predominantemente, uvas. Trata-se de uma homenagem do canelense radicado em Nova Petrópolis a Caxias do Sul e sua festa maior, cuja 32ª edição inicia no próximo dia 22.
A opção pela menor escala, diz Selestino, é uma provocação à tendência entre apresentadores de arte de valorizar quadros pelas suas dimensões, muitas vezes em detrimento da qualidade.
– Sempre gostei da natureza morta em tamanhos pequenos. Há algum tempo existe uma onda de pensamento de que o quadro tem que ser grande pra ser valorizado, e não é assim que funciona. Uma tela de dois por cinco metros pode ser impactante, mas também pode não ter valor nenhum – avalia.
Autodidata inspirado pelo movimento impressionista, na maioria dos trabalhos Selestino utiliza espátula ao invés de pincel, o que resulta numa maior espessura de tinta. Outro destaque do trabalho são as molduras, pintadas e entalhadas de próprio punho.
– Ao mesmo tempo que é uma imagem quase fotográfica, logo se percebe que é uma pintura pela camada grossa de tinta em cima, que cria um relevo. A cor também fica mais encorpada, sem transparência – comenta o artista.
Aos 64 anos e com meio século de carreira, Selestino divide o trabalho artístico com o de professor de pintura e desenho. Além do seu atelier em Nova Petrópolis, leciona na Molduraria Caxiense, em Caxias do Sul, e no grupo SóArte, de Bento Gonçalves.
As obras que compõem os Pequenos Formatos são todas inéditas, elaboradas exclusivamente para a exposição. Outros trabalhos de sua autoria podem ser encontrados e adquiridos na galeria Arte Quadros, de Caxias. Os trabalhos expostos no Sesc Caxias também estarão à venda, com preços entre R$ 300 e R$ 900.
Programe-se
O quê: exposição Pequenos Formatos, de Selestino Machado de Oliveira
Quando: visitação até 14 de março
Onde: Sesc Caxias do Sul (Rua Moreira Cesar, 2462)
Quanto: entrada gratuita