Café, conversa entre amigos e boa música em um ambiente nostálgico. Tudo isso pode ser encontrado em Carlos Barbosa, em um dos prédios mais tradicionais do centro da cidade, com construção em 1932, que sedia o Café Brasil. O lugar oferece aos clientes um ambiente sofisticado, com uma das arquiteturas mais antigas do município. Inicialmente, o local era um hotel, chamado Hotel Brasil:
— Em cima ficavam uns 10 quartos e embaixo tinha mesas nas quais as pessoas que se hospedavam podiam comer — conta Gregory Girardi, um dos atuais proprietários.
Desde o fechamento do hotel, ocorreram muitas mudanças, incluindo decorações e donos, além de algumas reformas. A única coisa que permaneceu funcionando sempre foi o térreo do prédio, que recebeu o nome de Café Brasil e se tornou um estabelecimento tradicional na cidade. Até hoje ninguém sabe ao certo a data em que o local recebeu esse nome, tão conhecido por lá. A pequena sacada traz na fachada o nome de Antonio Martin Guerra, antigo proprietário do prédio. E mesmo com algumas mudanças, o local sempre se manteve no formato original.
Atualmente a marca registrada do café, bar e restaurante é o bife À parmegiana, que segundo Girardi é um dos pratos mais pedidos e elogiados de lá. Além disso, eles oferecem os mais variados tipos de comidas e bebidas, tudo para agradar diferentes gostos e públicos.
A arquitetura e o ambiente agradável tornaram o Café Brasil não apenas o queridinho dos moradores da cidade, mas também de turistas e pessoas interessadas em conhecer um pouco mais sobre sua história. Cardápios antigos mostram em suas primeiras páginas toda sua história que, após algumas reformulações pelos atuais proprietários, está sendo frequentado cada vez mais pelo público da região serrana.
Sob nova direção
Há pouco mais de quatro meses os amigos Gilson Paulo Zimmer e Gregory Girardi formaram uma sociedade para comandar o Café Brasil. A dupla resolveu fazer algumas mudanças, mas sem tirar o estilo clássico do ambiente e sem mudar sua principal característica, a arquitetônica.
Mesmo estando há pouco tempo à frente do estabelecimento, Gilson e Gregory explicam que buscam sempre melhorar e atrair cada vez mais pessoas a conhecer o espaço. Para isso, realizam eventos como o Festival do Rock de Carlos Barbosa, que teve sua primeira edição recentemente, em parceira com a prefeitura, música ao vivo e DJS nas sextas e nos finais de semana, além de bailes no domingo à tarde, com repertório de pop rock, que busca atrair um público mais maduro. O Café também é conhecido com pub aos finais de tarde:
— Desde que assumimos conseguimos dar um up no lugar e podemos afirmar que até hoje não se teve um movimento tão grande como está tendo nos últimos meses.
A diversidade e qualidade nos produtos são o que as pessoas mais buscam por lá. Pode-se encontrar desde pratos econômicos e temáticos até lanches, espumantes e vinhos, sempre dando espaço para produtos regionais.
Quando perguntado sobre a dedicação ao Café, os sócios dizem ser a realização de um sonho:
— Queremos construir uma história aqui, como todos os outros donos já fizeram.
Pausa para o café
Todos os dias Lourivaldo Chies, Ivo Guerra e Jandir Mezacasa se reúnem com mais alguns amigos para colocar a conversa em dia. A reunião no Café Brasil já se tornou tradição entre os amigos, que se encontram há cerca de oito anos diariamente, no mesmo local e horário:
— Hoje estamos desfalcados, mas sempre estamos em uns sete por aqui — diz seu Jandir.
O ambiente agradável faz com que frequentem o local, sempre acompanhados de um bom cafezinho e algumas histórias pra contar, seja sobre futebol ou política. O seleto grupo de senhores, que acompanhou todas as mudanças do espaço ao longo dos anos, não poupa elogios quando o assunto é o Café Brasil:
— O lugar aqui é muito bom, o atendimento, a comida, e principalmente o café. É tudo ótimo —destaca Ivo.
Os amigos de longa data ainda brincam sobre o que costumam beber e comer quando vão até lá:
— A gente é aposentado, né? Aí sobra o dinheiro pra comprar um cafezinho. Mas quando tem um aniversariante, ele paga a rodada do café e, às vezes, até um bolo.
PROGRAME-SE
O quê: Café Brasil.
Onde: Rua Elisa Tramontina, 35, em Carlos Barbosa.
Quando: das 6h30min à meia-noite.
Quanto: entrada franca, paga o que consumir.