Por milhares de anos, os homens devastaram a Terra sem piedade. Agora, eles vão pagar por isso: todos aqueles que possuem o gene da agressividade – a maioria da população – precisarão deixar o planeta e se instalar em Marte. A ordem parte de alienígenas que, para convencer os mais recalcitrantes, utilizam-se tanto de robôs indestrutíveis quanto de promessas de casa, comida e até curas gratuitas. É em torno desse mote que se desenvolve a trama de Éden (Quatrilho Editorial, 320págs., R$ 29,90), segundo livro do escritor Marcio Mussatto, cujo lançamento ocorre quinta-feira, dia 14, na Livraria Saraiva, em Caxias do Sul.
Leia também:
Arte da Serra Gaúcha visita a Europa
44º Festival de Folclore começa no dia 15, em Nova Petrópolis
Aos 30 anos, brasileiros estão insatisfeitos, aponta pesquisa
"Cultura não pode ser moeda de troca", diz caxiense que atuou no MinC
Natural de Vila Segredo, interior de Ipê, e radicado em Caxias há quase três décadas, Mussatto criou um enredo engenhoso, que tem a ecologia como pano de fundo. O protagonista é Aris, um menino que acompanha seus pais nessa jornada. Enquanto os humanos são transportados para as cidades autossustentáveis marcianas, na Terra os robôs vão fazendo uma "limpeza" e se preparando para reintroduzir espécies extintas.
– A ecologia é uma grande paixão minha – confessa o autor.
Aos 48 anos, ele conta que sua motivação para escrever uma história vem da inconformidade com alguma coisa. Com Anko, sua estreia na literatura, em 2014, foi a construção de hidrelétricas na Amazônia; agora, Éden nasceu após ver uma notícia sobre as milhares de espécies ameaçadas de extinção. Fã de Júlio Verne e de Star Wars, escolheu a ficção científica para nortear a obra, e investiu em bastante pesquisa para garantir a verossimilhança.
– Estudei física, metafísica, o tamanho de Marte, de onde poderia vir a água para esse planeta – enumera.
Esse cuidado ajuda a explicar ao leitor como o inóspito Planeta Vermelho se tornou habitável, com a avançada tecnologia alienígena fazendo aos poucos o vermelho se mesclar ao azul da atmosfera e ao verde das matas. Sobre a reação dos personagens à migração forçada – alguns resistem querem até guerra, mas outros se entusiasmam –, Mussatto pondera:
– O que as pessoas mais gostam de fazer é viajar; se tivessem a possibilidade de ir para outro planeta, muitos iriam.
De família católica, o autor diz que há ainda alguma influência bíblica na história, como o próprio nome do livro, Éden, e "arca" que transporta os viajantes interplanetários.
– Aliás, a maioria não percebe, mas a Arca de Noé, na Bíblia, é uma passagem bem ecológica – diz.
As ilustrações são de Fredy Varela, e a publicação foi viabilizada pelo Financiarte. Durante o lançamento, haverá apresentação do cantor Kim Lirio, finalista do The Voice Brasil 2014, e de Marcos Azevedo.
Agende-se
O que: lançamento do livro Éden, de Marcio P. Mussatto
Quando: quinta, dia 14, às 19h
Onde: na Livraria Saraiva, no Shopping Iguatemi Caxias
O livro: Quatrilho Editorial, 320págs., R$ 29,90
Literatura
Livro de ficção científica "Éden" será lançado nesta quinta, em Caxias
Na trama de Marcio Mussatto, humanos são levados da Terra a Marte
Maristela Scheuer Deves
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project