Entre as lendas que rondam as turnês internacionais do Rolling Stones existe uma que garante: o guitarrista Keith Richards não entra no palco se, antes do show, não puder saborear o seu prato predileto. Trata-se da Shepherds Pie, uma torta tipicamente londrina, com cara de escondidinho de carne.
Eis que na passagem dos ingleses por Porto Alegre, a responsabilidade de preparar a receita recaiu sobre o chef Gabriel Lourenço, diretor da escola caxiense Sal a Gosto. Tendo em vista a performance empolgante da última quarta, parece que Mr. Richards curtiu o prato.
- A exigência dele era que fosse uma carne um pouco mais úmida e o purê mais sequinho, para ficar crocante em cima - conta o chef.
Lourenço foi convidado para cozinhar para a equipe dos Stones - e para os próprios músicos - a convite da Aita Recepções e da Basilic Gastronomia. Na segunda-feira, já estava em Porto Alegre, preparando pratos para as cerca de 200 pessoas envolvidas na produção do show. Na quarta, o número subiu para 400. O chef comenta que não houve nenhum pedido exótico nas listas de camarim da banda. O maior desafio era, mesmo, a bendita Shepherds Pie.
- Fiz testes para a assessora de camarim deles. No primeiro, não coloquei o molho (o londrino HP Sauce), aí ela mesma me deu umas garrafinhas que eles carregam por toda turnê - diz.
Lourenço recebeu um e-mail com a descrição da receita, com a recomendação de que foi o próprio Keith quem deu as dicas da formatação do prato. Entre os passos de preparo definidos pelo guitarrista estão o ponto certo da retirada da torta do forno: "deve estar dourada no topo".
A incumbência tem ligação direta com outra lenda das turnês dos Stones: ninguém tem permissão para quebrar a crosta crocante da torta de Keith Richards, além dele mesmo.
Brincadeiras à parte, Lourenço comemora o sucesso do prato e de todo o trabalho no backstage dos Stones - que chegou a ser elogiado pela equipe que comanda os camarins deles. Além da emoção de cozinhar para a maior banda de rock atual, o chef conferiu o show de um espaço VIP e presenciou cenas de bastidores.
- Teve um momento em que a gente estava ali fora e o Keith apareceu, pegou um mastro, tipo um cabo de vassoura, colocou aquela bandana que ele sempre usa no topo e começou a abaná-la. Perguntamos o que estava fazendo e ele disse que, com as energias dele, conseguiria espantar a chuva. Acho que mandinga não funcionou (risos) - brinca.
Receita
Ingredientes
:: 75g de cebola
:: 750g de carne de primeira moída
:: 2 kg de batatas
:: 150g de ervilhas frescas
:: 250g de cenoura
:: 100g de molho HP
:: 100ml de caldo de carne
:: Pimenta e sal a gosto
Modo de preparo
1. Pique a cebola finamente e cozinhe-a em uma panela com a carne. Seque a gordura excedente com um papel toalha
2. Tempere-as com sal e pimenta
3. Acrescente o caldo e o molho HP
4. Pique as cenouras em cubos pequenos e cozinhe em água até ficarem "al dente"
5. Cozinhe as batatas descascadas até ficarem em ponto de purê
6. Monte a torta com a carne no fundo, depois as ervilhas cruas, as cenouras e finalize com o purê. Pode-se decorar o purê com uma manga de confeiteiro
7. Asse a 180°C por 1h. Pincele manteiga na superfície da torta e coloque-a de volta no forno para dourar