Com um verão com temperatura média máxima de 30,9°C em Caxias, homens
sofrem ao escolher a roupa para trabalhar. Ao contrário das mulheres, que podem exibir pernas e ombros desnudos, os homens sofrem muito na hora de escolher o modelito no armário em dias mais quentes. Mas uma campanha iniciada no Rio de Janeiro pretende acabar com esse martírio masculino.
>> Na sua opinião, as empresas devem permitir o uso de bermuda no ambiente de trabalho? Em que situações?
Chamada Bermuda Sim e idealizada por jovens publicitários cariocas no início do mês, a campanha pede a incorporação de bermudas na vestimenta de trabalho e tem suscitado discussões sobre o que é adequado ou não para a imagem de um profissional.
O gerente de marketing da Telasul, de Garibaldi, Daniel Alves, 34, é um dos 10.674 que curtiram a página no Facebook. Ele gostou da proposta, mas não se considera um ativista das pernas de fora.
- Ainda existe preconceito, acho que aqui isso nunca vai acontecer. Nossa empresa vende 80% da produção para o Nordeste, e uso calças até quando viajo para lá, nas reuniões, embora as pessoas estejam trabalhando de bermuda. Aqui, pelo menos, o ar condicionado fica bombando - relata.
O publicitário Marco Antônio Tessari, 32, até gosta de trabalhar de bermuda e se sente confortável com ela nos dias quentes, mas só tira a peça do armário depois de consultar a agenda.
- Se for ficar na agência, uso por uma questão de conforto. Mas se tenho reunião com cliente, uso calça e camisa. Caxias é uma cidade conservadora, e é preciso respeitar isso. Trabalho na área ligada à criatividade, mas atendo a empresas de vários segmentos - pondera.
Verão
Calor provoca debate sobre uso de bermuda no trabalho por homens
Publicitários cariocas criaram uma campanha que faz sucesso nas redes sociais
Tríssia Ordovás Sartori
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project