O pernambucano Januário Oliveira nem sabia ler, mas entendia muito bem como fisgar espectadores por meio do teatro. Foi ele quem criou a história que o grupo Mamulengo de Cheiroso, de Sergipe, apresenta em Caxias nesta sexta, na Praça Dante. É uma trama antiga, montada diversas vezes, por diferentes companhias. Os atrativos, porém, não envelhecem. Ainda mais quando se fala de teatro de bonecos.
- O mais certo do ser humano é a coisa do simples, do primeiro. Quanto mais se aproxima do rupestre, do irreverente, do bufão, mais o espetáculo causa identificação - revela Augusto Barreto, o mestre do grupo, como são chamados os responsáveis por abrir os espetáculos.
As Aventuras de uma Viúva Alucinada acompanha os dilemas de uma mulher para criar os filhos depois que o marido morre. No caminho em busca de uma nova companhia, ela vai conhecer um monte de figuras estranhas - incluindo o próprio diabo - até esbarrar com o Compadre Cheiroso, um cabra muitíssimo interessado em conquistá-la.
Além das sátiras ao cotidiano, ao contemporâneo, o grupo também brinca com a plateia, tornando a história mais verossímil.
A Praça Dante servirá de palco para três atores, que manipulam aproximadamente 20 bonecos, e para três músicos. O cancioneiro popular nordestino se revela por meio de ciranda, baião, xaxado e por aí vai, tudo virando uma grande festa folclórica.
PROGRAME-SE
O que: espetáculo de teatro de bonecos As Aventuras de uma Viúva Alucinada, do grupo Mamulengo de Cheiroso (Aracaju/SE)
Quando: sexta, às 16h
Onde: Praça Dante Alighieri (em caso de chuva, o espetáculo ocorre embaixo de uma estrutura)
Quanto: entrada franca