Na manhã desta quarta-feira, o Quinteto de Sopros abriu, oficialmente, o 1° Festival Brasileiro de Música de Rua, em Caxias. A apresentação, no Bergson Hotel (esquina da Os 18 do Forte com a Dr. Montaury), iniciou às 10h15min e chamou a atenção de quem passava pela rua.
Durante 20min, os músicos Daniel Reis (fagote), Ana Carolina Bueno (flauta), Jean Barboza (clarinete) e Alexandro Bragagnolo (trompa) - um dos integrantes do quinteto não pôde comparecer - entoaram canções como The Teddy Bear's Picnic, de John Walter Bratton. Depois, o quarteto seguiu para a Praça Dante Alighieri para continuar a apresentação que terminou às 11h.
Atenta a cada acorde e com máquina fotográfica em punho, a professora Laura Oliveira estava encantada com a primeira apresentação do Festival Brasileiro de Música de Rua. Natural de Bagé, ela veio para a Serra especialmente para assistir aos espetáculos de rua.
- Já conheço o Projeto Ccoma aqui de Caxias e estive na cidade em 1982, para participar do Cio da Terra. Já adorava o município e quando fiquei sabendo que o Festival Brasileiro de Rua já tinha data, me programei e cá estou. Ficarei até o final e verei todas as apresentações. Vou, inclusive, participar da oficina com Roger Canal - afirma.
O Festival Brasileiro de Rua levará música às paradas de ônibus, parques, calçadas, praças, etc. A programação segue até domingo, com participação de 18 atrações musicais. O projeto foi custeado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e patrocinadores.
Confira a programação desta quarta:
* 15h às 17h: Tomás Seidl e Toyo, circuito pontos de ônibus (contemplam as paradas do Ópera, da Catedral, da Soberana, da Sultextil, do Camelódromo, atrás da escola Presidente Vargas e na BR 116, no acesso ao bairro Cruzeiro. Ainda não há ordem definida)
* 17h30min às 19h: Quarteto de Saxofones, na Av. Júlio de Castilhos (saem da Praça Dante e vão em sentido ao bairro São Pelegrino, depois voltam pela mesma rua)
* 17h30min: Mahabharata, no Camelódromo
* 19h às 22h: oficina com Roger Canal, no Coletivo Labs (Rua Pinheiro Machado, 685)
* 19h: exibição do documentário Profissão Músico, no Coletivo Labs