Antecipando a sessão do curta-metragem As Mil Palavras de Giacomo Geremia, cuja sessão gratuita ao público ocorre nesta quarta, na Sala Ulysses Geremia, destacamos aqui as várias razões sociais que acompanharam o estúdio fundado por Giacomo em 1910 e posteriormente assumido pelo filho Ulysses. Foram elas: Atelier Geremia (fotos acima e abaixo), Photo G. Geremia, Geremia e Studio Geremia.
Parte da trajetória do fotógrafo italiano - nascido na província italiana de Padova em 1880 e falecido em Caxias, em 1966 - também foi destacada na publicação “O Instante e o Tempo - A Fotografia em Caxias do Sul 1885-1960”, lançada em 2016.
“Além do retoque sobre os negativos, o atelier usava a técnica de fotopintura (crayon, óleo e pastel), processo executado pelos funcionários Alexandre Kenigi, Heitor Celi e, mais tarde, por Ary Cavalcanti e Léo Geremia (filho de Giacomo e irmão de Ulysses)”.
A arte do pintor e restaurador Léo Geremia também poderá ser conferida na quarta-feira. A exposição “Ecos em Tela” acompanha a apresentação do curta e integra a programação de 23 anos do Centro de Cultura Henrique Ordovás Filho - em breve, a trajetória de Léo Geremia será resgatada em detalhes neste espaço.
O CURTA
O início de Giacomo na arte da fotografia – entre 1898 e os primórdios do século 20 – foi o recorte de tempo escolhido para o curta-metragem, finalizado em 2022.
A produção, que recentemente circulou por festivais e mostras no Brasil, Portugal e na Espanha, traz no elenco os atores Rodrigo Teixeira, Carolina Repenning e Alexandre Cardoso (in memoriam), respectivamente Giacomo; sua futura esposa, Angela Ida Zacchera; e Zacchera, tio de Angela.
AGENDE-SE
❚ O quê: exibição do curta- metragem “ As Mil Palavras de Giacomo Geremia” e abertura da exposição “ Ecos em Tela”, com obras de Léo Geremia.
❚ Quando: a sessão para o público em geral ocorre quarta, dia 9, às 19h30min, com entrada franca. No dia 8 (terça), a partir das 18h30min, ocorre a sessão para convidados, com coquetel e bate- papo com os realizadores do filme.
❚ Onde: Sala de Cinema Ulysses Geremia e saguão do Centro de Cultura Henrique Ordovás Filho (Rua Luiz Antunes, 312 - Caxias do Sul).
❚ Quanto: a sessão para o público em geral (quarta, dia 9, às 19h30min) tem entrada gratuita.