Dia do aniversário de Caxias é data para se conhecer um pouco mais sobre a história da cidade, em especial, parte de seu vasto patrimônio industrial. É exatamente essa a proposta do projeto Na Trilha do Patrimônio Industrial, cuja primeira visita ocorre nesta quinta-feira, 20 de junho, das 9h às 12h – no decorrer do segundo semestre, estão previstas outras 10 turmas, contemplando 35 participantes em cada uma (confira mais no quadro abaixo).
Sob a mediação da historiadora e pesquisadora Ana Paula de Almeida, o passeio busca detalhar ao público a importância de locais de referência para o desenvolvimento econômico e social da região. Entram aí o Pátio Eberle (antiga Metalúrgica Abramo Eberle), o Moinho da Cascata e o Moinho da Estação (estabelecimentos do Moinho Germani), a academia Inkore Fitness São Pelegrino (antiga Cooperativa Vinícola São Victor), a FSG – Centro Universitário da Serra Gaúcha (sede da Sociedade Vinícola Riograndense) e o Pátio da Estação (Cooperativa Vinícola Caxiense e braço da Vinícola Riograndense).
As visitas terão duração aproximada de três horas, nos turnos da manhã ou tarde, com uma média de 20 minutos em cada local. Além do público em geral, serão realizados passeios voltados a grupos específicos, como comunidade acadêmica, estudantes de escolas municipais, idosos e alunos de projetos sociais do município.
AGENDE-SE
:: O quê: projeto Na Trilha do Patrimônio Industrial.
:: Quando: primeira visita nesta quinta, dia 20 de junho, das 9h às 12h. As próximas visitas mediadas abertas ao público ocorrem nos dias 27 de junho (manhã) e 6 de dezembro (tarde).
:: Onde: saída do Pátio da Estação (Rua Olavo Bilac, 503, bairro Rio Branco - Caxias do Sul). O roteiro inclui trajetos de ônibus e a pé.
:: Inscrições: gratuitas, por meio da plataforma Sympla.
:: Financiamento: o projeto Na Trilha do Patrimônio Industrial – Visitas Mediadas conta com financiamento da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, por meio do Edital Financiarte 01/2023; realização da Ana Paula de Almeida, da Arquivos & Acervos; e produção cultural de Flor Nieto e equipe da Lynch Gestão Cultural.
:: Mais informações: (54) 98153.0336. Acompanhe pelo Instagram @natrilhadopatrimonio.