Uma história de 144 anos ganha ampla celebração no próximo dia 19 de maio, em Otávio Rocha, interior de Flores da Cunha. É onde ocorre o 3º Encontro da Família Tibolla (confira detalhes no quadro mais abaixo).
Foi a partir da vinda dos imigrantes italianos Antonio e Arcangela Troian Tibolla que teve início a numerosa família – beirando cerca de 5 mil descendentes, espalhados por várias regiões do Brasil.
Oriundo da comuna de Sospirollo, o casal chegou ao Brasil em 1880, instalando-se com os filhos no Travessão Marquês do Herval, lote nº 8 da 10ª Légua da Colônia Caxias – hoje, a região faz parte da Capela São Francisco e ao 3º distrito de Otávio Rocha, em Flores.
DESCENDÊNCIA
Antonio e Arcangela tiveram os seguintes filhos: Giuseppe Fortunato (casado com Cecília Sandi), Angela Luigia (casada com Fedele Casagrande), Angelo Raphaele (falecido com dois anos), Tereza Giovanna (falecida com dois anos), Thereza (casada com Giuseppe Casagrande), Arcangelo Raphaele (casado com Maria Luigina Casagrande), Noé Fortunato (casado com Regina Miri), Giovanna Veronica (casada com João Zatti) e João “Giovanni” (nascido no Brasil e casado com Virginia Casagrande) – o casal permaneceu junto com os pais de Giovanni, no lote original dos Tibolla.
Ali, no Travessão Marquês do Herval, os imigrantes construíram um grande casarão de madeira e, posteriormente, uma sólida casa de alvenaria de três pavimentos – que resiste ao tempo e ainda abriga as famílias e seus descendentes, conforme vemos nas imagens abaixo.
Detalhe: pelo tamanho, e por marcar a paisagem colonial, o local é chamado de Casarão dos Tibolla.
EM LIVRO
Em 2002, a professora Ivanilde Maria Tibola elaborou o livro Família Tibolla/Tibola - genealogia, memórias e histórias, com destaque para a relação da árvore genealógica com mais de 5 mil nomes, distribuídos em cerca de 400 páginas.
PROGRAMAÇÃO
O quê: 3º Encontro da Família Tibolla/Tibola, em comemoração aos 144 anos da chegada ao Brasil, em 1880.
Quando: dia 19 de maio.
Onde: Clube Otávio Rocha, interior de Flores da Cunha.
Programação: café da manhã, missa na Igreja Matriz São Marcos e almoço típico.
Contatos e mais informações: Jonas (54 99138.1073), Vanderlei (54 98112.6797) e Clarina (54 98113.4618).
O CARTAZ
O cartaz de divulgação do encontro (abaixo) destaca a “Chiesa Parrocchiale dei Santi Pietro e Paolo”, situada entre as montanhas da comuna de Sospirolo. No Brasil, o desenho retrata, entre os vinhedos da região, o histórico Casarão dos Tibolla, localizado na comunidade de São Francisco, em Flores da Cunha, ainda habitado e cuidado pelos descendentes dos imigrantes Antonio e Arcangela Tibolla.
PARTICIPE
Você possui fotos antigas de família ou está organizando algum encontro de descendentes? Envie as imagens, acompanhadas de um breve histórico, para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com.
PARCERIA
Informações desta página são uma colaboração de Floriano Molon.