A coluna de sábado, recordando dos 70 anos de falecimento de Elisa Venzon Eberle, em 1954, contribuiu para garimpamos informações sobre várias fotos do acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami – e que também integram álbuns de família dos descendentes. Uma delas é a imagem acima, que traz Abramo Eberle e Elisa com a filha caçula Maria Elisa Marisa Eberle Gewehr (à esquerda, sentada na cadeira) e vários de seus netos.
São eles: Helena Beatriz Sassi Brunelli (a Bibi, na ponta do banco, ao lado da avó Elisa), Maria Elisa Eberle Scavino (rainha da Festa da Uva de 1954, no colo de Elisa), Vera Sassi Ramos (de laço maior na cabeça) e Elisabeth Eberle Paglioli (a Bebeth, no colo de Abramo). Sentados à frente estão os irmãos Carlos Caetano Pettinelli (Carluccio) e Mário Alberto Eberle Pettinelli.
Curiosidade da foto: nascida em 1929, Maria Elisa Marisa Eberle Gewehr, a filha caçula de Abramo e Elisa, tinha pouca diferença de idade em relação ao primeiro neto do casal, o Carluccio, nascido em 5 de julho de 1928. Viúva de Walter Gewehr, dona Marisa, como é mais conhecida, tem 94 anos e reside em Porto Alegre.
FALECIMENTOS
Elisa Venzon Eberle faleceu em 5 de julho de 1954, nove anos após a morte de Abramo, em 13 de janeiro de 1945. A filha Adélia Eberle, primeira rainha da Festa da Uva (coroada em 1933), morreu de câncer em 1941, em Porto Alegre, onde estava hospitalizada. Ela deixou o marido, o industrialista Rômulo Lupo, e a filha pequena Judith, que posteriormente dedicou-se à vida religiosa.
Já o primogênito do casal Abramo e Elisa, José Eberle (o Bepin), faleceu em 4 de junho de 1953, quando encontrava-se em tratamento médico em São Paulo. Mas essa é uma história que destacaremos em futuras colunas...
COLABORAÇÃO
Informações desta página tiveram a colaboração de Maria Angélica Pettinelli Angonese e Deca Pettinelli.