Retratos sob encomenda, casarios, beduínos, paisagens… Entre os anos 1970 e 1980, Caxias do Sul foi o berço para o pintor uruguaio Robinson Sobrera eternizar essas temáticas em centenas de obras.
Expostas e comercializadas em espaços como a Molduraria Caxiense (Bassanesi), a Tapeçaria Rio, a Galeria Soluzione, o Recreio da Juventude, o Clube Juvenil, a Galeria Municipal de Artes e o Alfred Palace Hotel, as telas e os desenhos em giz pastel de Sobrera compõem dezenas de acervos particulares até hoje - sendo possível conferir parte dessa produção também no recém digitalizado Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul - Amarp (leia no quadro abaixo).
Um desses trabalhos, provavelmente encomendado pela direção da Metalúrgica Abramo Eberle nos anos 1970, traz o fundador junto aos filhos e antigos diretores da fábrica (ao lado). Ao centro estão Abramo Eberle e os filhos José Eberle (o Bepin, à esquerda) e Júlio João Eberle. Na lateral esquerda, os diretores Caetano Pettinelli, Erico Raabe e Hugo Argenta (sentado). À direita, Oscar Martini e Pedro Moré (em pé) e Riccieri Serafini e Pedro Eberle (sentados).
O quadro traz ainda, sobre a mesa, os símbolos, as marcas registradas e toda a produção da metalúrgica ao longo dos tempos. A partir da esquerda, conjunto de talheres, um cálice sacro, a piteira, o triângulo (AEC), a lamparina, o motor, as facas de gaúcho e diversos apetrechos de selaria e montaria (estribo, espora, bridão e freio). Coroando a imagem, a casinha de madeira, sede da primeira funilaria, fundada em 1896.
A saber: Robinson Sobrera também atuou como professor de pintura junto ao Núcleo de Artes Visuais de Caxias do Sul (Navi). Ele faleceu em Torres em 1998, aos 63 anos.
ACERVO DIGITALIZADO
:: O Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul (Amarp) localiza-se junto à Unidade de Artes Visuais (UAV), no Centro Municipal de Cultura Henrique Ordovás Filho, e está atrelado à Secretaria Municipal da Cultura. Sob a coordenação de Mona Carvalho, a UAV é responsável pela guarda, conservação, manutenção e registro de mais de 1,3 mil obras, abrangendo técnicas de pintura, gravuras, escultura e fotografia, entre outras.
:: O acervo digitalizado com todas as obras do AMARP e as várias atividades desenvolvidas pela UAV podem ser acessados em https://artesvisuais.caxias.rs.gov.br. No próximo dia 10 de maio, a Unidade de Artes Visuais tornará público o acervo online por meio de uma exposição alusiva a essa digitalização. Mais informações pelo fone (54) 3901.1067 ou uniartes@caxias.rs.gov.br. Acompanhe também pelo Instagram @acervomunicipaldeartes.