A história é pra lá de conhecida. Em 9 de abril de 1983, estreava nas páginas de quadrinhos do Pioneiro o herói colonial Ambrósio Marcon, que, ao comer uma folha de radicci, transformava-se no Super Radicci.
A partir de uma “encomenda” do editor do jornal, Paulo Cancian, ao cartunista Carlos Henrique Iotti - sugerindo a ele a criação de “um personagem meio colonão” -, nascia um dos tipos mais emblemáticos da cultura pop gringa… e que rapidamente extrapolou os limites da Serra Gaúcha.
Passadas quatro décadas, criador e criatura “recebem” o público para comemorar toda essa trajetória. Será a partir das 20h de hoje, na Galeria Municipal de Arte da Casa da Cultura, quando Iotti abre a exposição “40 Anos de Radicci”.
A mostra reúne mais de 80 obras, desde a primeira tira de 1983, capas de livros do personagem e publicações em jornais até originais em aquarelas e pinturas em acrílico. Tudo representando o universo do personagem e sua hilária família (a esposa Genoveva, o filho Guilhermino, o Nôno...), uma espécie de síntese caricata dos imigrantes italianos e seus descendentes.
Para entrar no espírito “Radicci/Iotti de ser”, trazemos algumas imagens garimpadas no álbum de família do cartunista. O destaque vai para a figura que inspirou o personagem: seu avô paterno, Leon Iotti, exímio caçador de perdizes e dono de uma das antigas “casas de negócio” que abasteciam Caxias nos anos 1920 (foto abaixo).
Outra raridade são os primeiros desenhos de Iotti, ainda na primeira infância, no final dos anos 1960. Nos cadernos escolares está a representação dos pais, dona Zoé e seu Silvestre (Nini).
AGENDE-SE
O quê: exposição “40 Anos de Radicci”. A mostra integra as atividades da 39ª Feira do Livro de Caxias.
Quando: abertura nesta sexta (29), às 20h. Visitação até 26 de outubro, de segunda a sexta, das 8h às 18h; e sábados, das 10h às 16h.
Onde: Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, da Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima (Rua Dr. Montaury, 1.333 - Caxias do Sul, fone 3221.3697).
Quanto: entrada franca.
BATE-PAPO NA FEIRA
Neste domingo, 1º de outubro, às 16h, dentro da programação da 39ª Feira do Livro de Caxias do Sul, Carlos Henrique Iotti e o ator Jonas Piccoli (que dá vida ao personagem Radicci nos palcos) irão bater um papo durante o painel "Radicci: Criador e Criatura".
Na sequência, às 18h, Iotti autografa o livro "Radicci Quattro", nova coletânea de tirinhas do personagem.