Eternizadas em dezenas de fotografias, as cerimônias de constituição e instalação da Universidade de Caxias do Sul, em fevereiro de 1967, também foram registradas em película. Produzido pelo cineasta Nazareno Michelin (1931-2007), o filme acaba de ser resgatado pela equipe do Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC), coordenado pelo professor e historiador Anthony Beux Tessari.
O conteúdo traz momentos da solenidade realizada na primeira sede da reitoria – junto ao prédio da Catholica Domus, na Rua Os Dezoito do Forte – e da celebração oficial, realizada no Cine Teatro Ópera. Ambas integram a fita Assistência Social e Ensino, realizada pela antiga produtora caxiense Michelin Filmes e concluída em 1968.
Conforme Tessari, o audiovisual foi encomendado pela prefeitura e mostra ações da gestão Hermes João Webber voltadas à área social e à educação em Caxias do Sul. Dos 25 minutos de duração total do filme, cerca de dois minutos são dedicados à instalação da UCS.
– O original está em suporte de negativo de imagem de 16mm, e possuía identificação na embalagem da própria produtora, mas com descrição não condizente com o assunto. Apenas a projeção e digitalização do conteúdo, feita pela equipe do IMHC, permitiu a sua identificação, trazendo à descoberta as imagens em movimento mais antigas da UCS, precisamente as cenas filmadas no seu dia inaugural – explica Tessari.
OS FUNDADORES
O filme destaca o prefeito Hermes João Webber, o bispo Dom Benedito Zorzi e o médico e primeiro reitor Virvi Ramos - os três estavam à frente das entidades mantenedoras das antigas faculdades de Ciências Econômicas, Direito e Filosofia, da Escola Superior de Belas Artes e da Escola de Enfermagem Madre Justina Inês, que, unificadas, deram origem à UCS.
Participaram ainda da cerimônia o núncio apostólico no Brasil, Dom Sebastião Baggio, e o secretário de Educação do Rio Grande do Sul, Luiz Leseigneur de Farias.
Detalhe: o início das obras do projeto de Cidade Universitária pode ser conferido em cenas de medição e terraplanagem do terreno preparado para receber a construção do então Campus 1 da UCS, na área no atual bairro Universitário (que acabou não sendo concretizado). Confira na sequência abaixo:
Aulas da primeira turma de Medicina
Outro vídeo do acervo da Michelin resgatado pelo IMHC - este datado de 1970 e com narração original - mostra aulas da primeira turma do curso de Medicina, instalado em 1968 e cuja primeira formou-se em 1973.
As atividades, realizadas no então Campus 2 - atual prédio do Bloco A (reitoria) - compõem o filme-reportagem Jornal na Tela - Sul em Foco n.º 105, com nove minutos de duração no total. Conforme Anthony Beux Tessari, diretor do IMHC, algumas das produções nesses moldes eram apresentadas no início das sessões de cinema, nos anos 1970.
A primeira exibição oficial do trecho digitalizado ocorreu em 30 de junho, em evento alusivo ao aniversário de 55 anos do curso de Medicina da UCS.
ACERVO PRESERVADO
O IMHC realiza a conservação do acervo da Michelin Filmes desde 2008, quando as produções foram doadas à Universidade pela senhora Neuza Ioppi Michelin, esposa de Nazareno.
Nos últimos meses, a equipe tem se voltado à digitalização do acervo, após investimentos em equipamentos próprios para essa finalidade - com recursos advindos de projetos de prestação de serviços do IMHC.
A primeira grande exibição pública após a redescoberta ocorreu no Encontro da Reitoria com os Professores, no último dia 17 de julho.