A Universidade de Caxias do Sul (UCS) inaugurou um memorial aos fundadores da instituição na tarde desta sexta-feira. O evento faz parte das comemorações dos 50 anos da UCS.
Os bustos produzidos em ferro fundido e revestidos em bronze _ de Hermes João Webber, Virvi Ramos e Dom Benedito Zorzi _ foram colocados no campus-sede da universidade. As três personalidades mobilizaram a comunidade da região para unirem-se na implantação de uma universidade, que consideravam ser indispensável ao desenvolvimento de Caxias do Sul e região.
Além dos bustos _ esculpidos pelo artista plástico uruguaio Luis Mario Cladera e fundidos pelo artista Jamil Fraga _ também foi descerrada a pedra do memorial dos fundadores: "Uma homenagem da UCS aos seus ilustres instituidores", assinada pelo presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Ambrósio Luiz Bonalume e pelo reitor Evaldo Kuiava. O reitor Evaldo Kuiava agradeceu aos familiares dos fundadores da UCS.
A Praça dos Fundadores _ que foi abençoada pelo bispo Diocesano Dom Alessandro Ruffinoni _ fica junto à Casa Amarela, que passa a contar com área interna de exposição e acesso interativo multimídia voltado ao resgate da história da Universidade.
A Casa Amarela permanecerá aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 18h.