Integrando a programação do 2º Encontro Nacional Arte e Patrimônio Industrial, que ocorre até esta sexta-feira (25), na Universidade de Caxias do Sul, três filmes sobre a antiga Metalúrgica Abramo Eberle serão exibidos nesta quarta à noite (23), no UCS Cinema, durante a largada do evento.
Aberta também ao público em geral, a “sessão tripla” destaca o raríssimo A Grande Fábrica Metalúrgica de Abramo Eberle & Cia, rodado em 1932 e integrante do acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami (leia mais abaixo). Os outros dois, de 1963 e 1969, pertencem ao acervo do Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC) da UCS e foram produzidos pelo cineasta Nazareno Michelin, da lendária produtora Michelin Filmes.
Conforme destacado pelo professor Anthony Beux Tessari, diretor do IMHC, os dois filmes da Eberle produzidos por Michelin são inéditos e foram recentemente digitalizados.
- Ficaram certamente cerca de 50 anos sem serem vistos - comenta Tessari, responsável pela conferência de abertura.
O primeiro deles, de 1963, traz o interior da Fábrica 1, na Rua Sinimbu (atual Pátio Eberle). Destaca os processos de produção de talheres no prédio, além da saída dos trabalhadores pela Sinimbu e algumas cenas da Fábrica 2 (Maesa).
Já o filme de 1969 mostra todas as etapas de construção da Fábrica 3, a unidade de São Ciro, desde a terraplanagem do terreno até a inauguração do complexo e a visita do presidente Arthur da Costa e Silva, durante a Festa da Uva daquele ano. Além do processo de fabricação dos motores elétricos, o filme traz cenas dos operários no refeitório, no ambulatório e saindo da fábrica ao final do expediente.
O 2º Encontro Nacional Arte e Patrimônio Industrial é promovido pelo Comitê Brasileiro para Conservação do Patrimônio Industrial e conta com o apoio da Universidade de Caxias do Sul, por meio do Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC) e do Programa de Pós-Graduação em História.
As atividades, direcionadas a profissionais da área, estudantes, pesquisadores, trabalhadores da indústria e demais interessados, ocorrem no campus sede da UCS, mediante inscrição. Saiba mais no site oficial do evento.
A fábrica de 90 anos atrás
A produção A Grande Fábrica Metalúrgica de Abramo Eberle & Cia foi executada em 35mm pelo Estabelecimento Cinematográfico de A. Botelho Film, com sede no Rio de Janeiro. Com duração aproximada de sete minutos, o filme foi encomendado pela empresa durante a realização da Festa da Uva de 1932 e é parte integrante do fundo documental da Metalúrgica Abramo Eberle S.A, sob a guarda do Arquivo Histórico Municipal.
Conforme informações da instituição, o exemplar de 90 anos é considerado, até o momento, o registro mais antigo já catalogado na cidade neste tipo de suporte. A exibição desta noite vem na sequência de duas sessões promovidas recentemente na sede do Arquivo.
AGENDE-SE
- O quê: exibição de três filmes raros da Metalúrgica Abramo Eberle, rodados em 1932, 1963 e 1969.
- Quando: nesta quarta-feira (23), às 19h30min, integrando a conferência de abertura do 2º Encontro Nacional Arte e Patrimônio Industrial.
- Onde: UCS Cinema, na Cidade Universitária.
- Quanto: entrada franca.