Há 85 anos, em 23 de maio de 1937, Caxias testemunhou o início dos trabalhos para a construção de um de seus maiores símbolos religiosos: o Seminário Nossa Senhora Aparecida. Naquela manhã, ocorreu a bênção e o lançamento da pedra fundamental da instituição, inaugurada um ano e 10 meses depois, em 19 de março de 1939.
Destacamos a seguir o texto original publicado na edição de 24 de aio de 1937 do jornal “O Momento”, com os detalhes da solenidade ocorrida no dia anterior:
“Consoante fora anunciado, teve ontem no bairro Santa Catarina a ceriônia de lançamento da pedra fundamental do seminário da cidade de Caxias. A esta solenidade e a este pujante ato de fé compareceram os bispos de Santa Maria e Vacaria, respectivamente Dom Antônio Reis e Frei Cândido, e muitas outras representações eclesiásticas dos municípios vizinhos.
Após a missa campal, fez uso da palavra o orador sacro Dom Antônio Reis, que, numa brilhante alocução, mostrou a todos a necessidade de tais estabelecimentos, concitando ao povo generoso e nobre desta cidade a não poupar esforços em prol de tão elevada iniciativa, qual seja a de formar sacerdotes para o altar do Senhor. Outro tanto, incitou a todos em geral que não deixassem de auxiliar o seu Bispo Diocesano, dispensando-lhe todo o apoio moral e material.
Após a palavra de Dom Antônio Reis, procedeu-se a bênção da pedra fundamental do novo seminário. Foi lida a ata e todos os ofícios e telegramas que constavam, sendo em seguida tudo depositado em uma urna. Feita esta cerimônia usou da palavra o Bispo Dom José Barea, que agradeceu até então todos os esforços que lhe foram dispensados e pediu que não deixassem de colaborar com ele neste empreendimento de alta projeção, não só para a cidade de Caxias mas para todo o Rio Grande do Sul.
Em seguida, tomou a palavra o senhor Américo Ribeiro Mendes, presidente da Câmara de Vereadores, que interpretou o sentimento e o profundo entusiasmo, em palavras eloquentes, do povo de Caxias. A despeito do mau tempo reinante, compareceram centenas de pessoas, orfanatos e colégios. Passavam das 13h quando foi encerrada a solenidade, por entre aclamações de júbilo e de entusiasmo de todos.”
História em fotos
Na imagem mais acima, o bispo Dom José Barea (ao centro) abençoa a pedra fundamental. Na sequência, dois momentos dos trabalhos: os alicerces do seminário, em um registro de 14 de fevereiro de 1938, e a construção da capela. Na imagem que abre aa matéria, o prédio recém-concluído, na década de 1940.
Freis Capuchinhos Dirigido pelos Freis Capuchinhos de 1939 a 1953, o Seminário Nossa Senhora Aparecida foi uma iniciativa do primeiro bispo de Caxias do Sul, Dom José Barea (1893-1951). Contando com 80 alunos naquele primeiro ano, ao longo das décadas o seminário teve fundamental importância no desenvolvimento e formação de centenas de jovens de Caxias e região, oferecendo lições de filosofia e teologia, além de atividades na agricultura, teatro e música.
A saber: em 2018, o seminário deixou de formar jovens para a vida religiosa.