Um grupo de padres e leigos da Diocese de Caxias do Sul, juntamente com outras lideranças católicas, atualmente trabalha para a 32ª edição do Encontro dos Ex-Seminaristas. A programação, no próximo dia 10 de novembro, no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, pretende reunir ex-alunos das casas de formação de Caxias do Sul, Nova Prata, Viamão e Dom Pedro de Alcântara, próximo a Torres.
Conforme informações disponibilizadas pela organização do encontro, os seminários Nossa Senhora Aparecida, de Caxias; São José, da cidade de Nova Prata; e São Pio X, de Dom Pedro de Alcântara; atuavam como educandários de adolescentes e jovens, do primário e do ginasial. Já as casas São José, de Caxias do Sul, e São Lucas, de Viamão, formavam os seminaristas maiores, período dos cursos de Filosofia e Teologia.
Este será o primeiro encontro com os alunos de Torres, na época em que a cidade era atendida pelos padres da Diocese de Caxias do Sul. A programação tem início às 10h, com a recepção. Posteriormente, ocorre a celebração da missa, o almoço de confraternização e as atividades de convivência.
De acordo com o padre Marciano Guerra, integrante da comissão organizadora, apesar de tradicional, o encontro quer aproximar jovens e seminaristas que deixaram a formação sacerdotal nos últimos anos.
— Queremos renovar, para que essa atividade continue e tenha a possibilidade de fortalecer a troca de experiências pessoais e comunitárias — salienta.
Programe-se
Os ingressos para o almoço custam R$ 40. As confirmações devem ser feitas até o dia 6 de novembro, pelo fone (54) 3211.5032 ou pelo e-mail diocesedecaxias.pastoral@gmail.com, com Jéverson Boldori.
Leia mais:
Freis Capuchinhos no Seminário Nossa Senhora Aparecida
Os 75 anos do Seminário Nossa Senhora Aparecida
Seminário Nossa Senhora Aparecida é cenário para ensaio sobre suspense de Alfred Hitchcock
Convento Imaculada Conceição em 1954
Encontro da Associação Juvenil Nova Esperança e de ex-coroinhas dos Capuchinhos
Desde 1939
O encontro de ex-seminaristas ocorre às vésperas de Seminário Nossa Senhora Aparecida completar 80 anos, em 2019. Em 19 de março de 1939, direção, funcionários e seminaristas iniciavam as atividades na nova casa, cuja bênção e lançamento da pedra fundamental ocorreram dois anos antes, em 23 de maio de 1937.
Sob a direção dos Freis Capuchinhos, o local foi uma iniciativa do primeiro bispo de Caxias do Sul, Dom José Baréa (1893-1951). Contando com 80 alunos naquele primeiro ano, ao longo das décadas o seminário teve fundamental importância no desenvolvimento e formação de centenas de jovens de Caxias e região, oferecendo lições de filosofia e teologia, além de atividades na agricultura, teatro e música.
Nas fotos desta página, dois registros do início do seminário caxiense, em 1939. Abaixo, o encontro dos ex-seminaristas em 2009, quando a instituição completou 70 anos. Entre outros, aparecem o governador José Ivo Sartori, o ex-reitor da UCS, Izidoro Zorzi, o médico Valério Casagrande e o ex-vice-prefeito de Caxias, Antonio Feldmann.
Leia mais:
Ginásio do Colégio Santo Antonio em 1968
Brechó São Lucas: um templo para garimpar no Museu dos Capuchinhos
Formatura das alunas-mestras do Colégio São José em 1936
Colaboração
Informações desta coluna são uma colaboração do leitor Felipe Padilha.