A coluna de quarta-feira, destacando parte da história da Av. Itália, entre o Parque Cinquentenário e o cruzamento com a Feijó Jr. e o início da Av. Rio Branco, em São Pelegrino, segue hoje trazendo o trecho divisor dos dois bairros.
Embora muita gente não saiba exatamente onde começa um e termina outro, São Pelegrino e Rio Branco são delimitados pela linha férrea, mais especificamente pela Rua Dr. Augusto Pestana - conforme consta no detalhamento da Lei Municipal Nº 8.741, de 2 de dezembro de 2021.
São desta breve extensão de “paralelepípedos perfeitos” as três imagens deste post, integrantes do acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami. As fotos acima e abaixo têm como destaque a torre da Igreja São Pelegrino, que chega aos 70 anos em 2023 - a inauguração ocorreu em 2 de agosto de 1953.
Brasileira de Vinhos
Abaixo, o complexo da lendária Sociedade Brasileira de Vinhos, onde hoje situa-se o shopping Bourbon San Pellegrino.
A saber: a proximidade da empresa com a linha férrea - os vagões praticamente passavam dentro - facilitava a chegada da uva e o embarque do vinho para a distribuição a várias praças do país.
Teste seus conhecimentos
Conforme já destacamos neste espaço, na série Morador Raiz, dezenas de estabelecimentos do trecho da Av. Rio Branco, na divisa entre os bairros São Pelegrino e Rio Branco, são lembrados até hoje por moradores mais antigos - ou nem tão antigos assim.
Confira os que você lembra na lista abaixo e inclua outros. A lista não tem fim…
:: Brasileira de Vinhos
:: Esporte Clube Pombal
:: Grande Hotel Recreio
:: Petit Fleur
:: Casarão dos Paternoster
:: Vinícola Mosele
:: Zoinho Lanches
:: Indústria Caxiense de Molduras
:: Schmidt & Schaffer
:: Relógio floral
:: Kabika
:: Despachante Valter