Mesclando a temporada de férias de verão com a proximidade da Festa Nacional da Uva, trazemos hoje alguns registros da segunda rainha do evento desfrutando das delícias do veraneio. Falamos de Odila Zatti, eleita soberana da edição de 1934, sucedendo a pioneira Adélia Eberle, em 1933.
Doadas pela filha Marta Festugato Lenzi ao Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami em 2018, as imagens trazem Odila em uma Torres ainda bem distante do fervo e do desenvolvimento urbano verificados a partir da década de 1950.
As fotografias, lembrando o estilo “estrelas de Hollywood”, foram captados entre 1934 e 1938, na sequência da festa e pouco antes de seu casamento com o médico Gaston Festugato, em 1939.
Trajetória
Nascida em 21 de novembro de 1914, Odila era a filha única de Leonilda Fasoli Zatti e Fioravante Zatti, proprietários de uma casa de negócios na então Rua Júlio de Castilhos, quadra entre as ruas Alfredo Chaves e Borges de Medeiros – a famosa e longeva loja Zatti.
Assim como outras jovens abastadas de sua época, Odila gostava de frequentar os bailes de Carnaval do Clube Juvenil, além de passar as férias de verão no Litoral Norte – numa época em que rumar às praias gaúchas era um privilégio de poucos.
O fato de ter saído bastante nova de casa para estudar no internato em Ana Rech e, posteriormente, no colégio Bom Conselho, em Porto Alegre, também fez de Odila uma caxiense moderna e bem à frente de seu tempo, vide as glamourosas fotos desta página, compartilhadas nas redes sociais do Arquivo Histórico Municipal.
Reinado de 16 anos
O reinado de Odila Zatti foi o mais longo da história da Festa da Uva, abrangendo o período de 1934, ano em que foi eleita, até 1950, quando a celebração retornou ao calendário de eventos do Município – após o hiato de 13 anos decorrente da Segunda Guerra Mundial. A derradeira Festa da Uva dos anos 1930 ocorreu em 1937, já sem a figura da rainha.
A família
Odila Zatti casou com o médico Gaston Festugato em 27 de setembro de 1939, nascendo dessa união os filhos Carlos, Beatriz, Vera, Marta e Maria. Odila Zatti Festugato faleceu em 1990, aos 76 anos.