Após o sucesso da primeira edição do livro Breves Vitórias, Brilhantes Derrotas, publicado em 2008, o autor Henry Paulo Dias aproveita a 37 ª Feira do Livro de Caxias do Sul, que abre nesta sexta (26) , para lançar uma reimpressão da obra (leia detalhes no quadro abaixo).
Fruto de anos de pesquisa, a obra conta com relatos e imagens relacionadas ao automobilismo caxiense entre os anos de 1948 e 1975, com o acréscimo, na nova versão, de histórias e fotos do período de 2012 e 2013 - a segunda edição traz uma adição de cerca de 50 páginas, incluindo 80 novas imagens.
Além disso, Dias aborda situações pouco conhecidas das competições, dando destaque para as aventuras e desventuras de um “piloto amador”. Explica-se: ele registra para os leitores, em primeira pessoa, quem eram os pilotos, mecânicos e preparadores, assim como o funcionamento do setor antes, durante e depois da implantação da indústria automobilística nacional.
— Após o lançamento, em 2008, também na Feira do Livro, vieram solicitações de pessoas que, de alguma maneira, estavam relacionadas com o tema do automobilismo em Caxias, inclusive de outros países, como Israel, Polônia, Peru e Estados Unidos. Foram surgindo mais informações, fui catalogando e arquivando todo o material, já pensando em uma segunda edição — explica Henry, que, em 2012, realizando um velho desejo, voltou a participar de provas automobilísticas na categoria Copa Fusca.
Nelson Barella
Conforme destacado no livro, um dos registros mais marcantes para o autor após o lançamento da primeira edição, em 2008, foi a visita da viúva e do filho do piloto Nelson Barella, respectivamente dona Clarinda Barella e Nelson Barella Filho.
Henry Paulo Dias recorda:
“Eles trouxeram em mãos um álbum organizado e mantido com zelo, contendo fotos, registros e reportagens da participação do esposo e pai em provas automobilísticas, no início dos anos 1960. Realmente, eu não havia citado, e não tinha na memória, a participação do Nelson (pai) tanto na fundação do antigo Caxias Auto Esporte Clube, quanto na participação dele em provas automobilísticas, em Lages, Pelotas, Santa Maria e Canela. Sabia do envolvimento do Nelson pai como mecânico e preparador para pilotos como José Oliveira, Teciano Cardoso, Brasil Teles, entre outros. Ah, como procurei fotos de Dauphines, Gordinis e DKWs em ação. Elas estavam no álbum da família Barella. Barella participou de corridas com Fusca, DKW e Dauphine. O Renault Dauphine foi o antecessor do Renaut Gordini”.
Na foto abaixo, os pilotos Leo Sperandio e Nelson Barella com o Renault Dauphine e o troféu, após a prova 1º 500 Km Cidade de Lages (SC), nos anos 1960. Por fim, o DKW Vemag com o qual Nelson Barella participou de diversas provas.
Novos relatos
Aos 65 anos, o economista e professor Henry Paulo Dias explica que o objetivo da obra é resgatar memórias, em especial para as novas gerações.
— Há muitos jovens que sequer sabem que a nossa cidade já foi palco de diversas corridas; tinha seus próprios campeonatos, sendo que, em várias deles, a pista era composta por ruas centrais da cidade — conta.
A imagem que abre a matéria exemplifica isso à perfeição. Quem imaginaria hoje uma prova com largada defronte à Catedral, como durante as Olimpíadas Caxienses de 1952?
O livro
O que: livro “Breves Vitórias, Brilhantes Derrotas”, de Henry Paulo Dias.
Edição: Lorigraf Gráfica e Editora, 195 páginas.
Valor: R$ 50, com desconto de 20% na banca da livraria Do Arco da Velha, na Feira do Livro, na Praça Dante Alighieri.
Palestra: no dia 2 de dezembro, às 18h, na Galeria de Arte Gerd Bornheim da Casa da Cultura, haverá uma palestra do autor, com a projeção de inúmeras imagens presentes no livro e, ao final, uma sessão de autógrafos.
Financiamento: Lei de Incentivo à Cultura ( LIC), com apoio cultural das empresas Randon, Racon Consórcios, Instituto Elisabetha Randon e BitCom Corporate Group.
Colaboração
Parte das informações desta página foi publicada originalmente na coluna Almanaque Gaúcho, do colega Ricardo Chaves, de Zero Hora.