Dando sequência à abordagem sobre o Recreio Guarany, destacamos hoje um dos times que marcaram o Departamento de Bolão do clube entre as décadas de 1930 e 1960: o Botafogo. Assim como os "irmãos" Tic-Tac, Garra de Ferro, Caipora e Aimoré, o Botafogo treinava uma noite por semana na cancha, além de participar dos campeonatos internos disputados anualmente. Já nos torneios com clubes locais e de outras cidades, o Guarany era representado pelos melhores jogadores de cada uma de suas cinco equipes.
Na foto acima, do início dos anos 1950, vemos a clássica equipe do Botafogo, composta por comerciantes, autônomos, profissionais liberais, motoristas de táxi e trabalhadores da indústria. O registro foi captado na sede do clube no início de 1954, após o Botafogo ter conquistado o tricampeonato interno do Guarany - com vitórias nos torneios de 16 de agosto de 1953, 8 de novembro de 1953 e 7 de fevereiro de 1954. O grupo levou a Taça Leonardelli, oferecida pela cervejaria de mesmo nome.
Graças a colaboração da leitora Taionara Moreira Milani, neta do senhor Mário Milani — um dos jogadores —, conseguimos identificar o grupo completo. Sentados, da esquerda para a direita, estão os bolonistas Arlindo Festugato, Mario Milani, Frederico Cesa (capitão), Hermenegildo Meregalli, Isidoro Mari, Aurélio Tonietto (tesoureiro), Adelino Tonietto (vice-capitão) e Divino Mari. Também compunham o time, mas não constam na foto, os senhores Frederico Tonietto e Honório Marotto (o orador oficial).
Em pé, vemos, a partir da esquerda, José Poletto, Rainieri Scotti, Marcelo Boff (secretário), Angelo Nichele, Carlos Cassini, Idalino Coltro, Ivo Hoeller (presidente), Aparício Postali, João Festugato e Emílio Tisatto.
Na reprodução abaixo, a reportagem do jornal Diário do Nordeste de 9 de fevereiro de 1954, destacando a vitória, os números dos torneios e o discurso proferido pelo dentista Aparício Postali e pelo senhor Pedro Pizzamiglio. Na sequência, a recordação mantida pela leitora Taionara Moreira Milani, neta do jogador Mário Milani.
A diretoria em 1962
Assim como os torneios internos e citadinos, as eleições para as novas diretorias dos grupos de bolão do Guarany também costumavam ser destacadas na imprensa. Matéria do Pioneiro de 28 de abril de 1962 trouxe os nomes do Botafogo para aquela temporada:
“Foi escolhido para presidir os destinos do Grupo de Bolão Botafogo o destacado esportista sr. Aparício Postali e, para capitão, o sr. Clemente Riboldi. Para orador oficial do grupo foi designado o sr. Honório Marotto. Agora sob nova direção, o grupo irá encetar uma ofensiva, visando um maior e mais completo programa esportivo para seus braços-fortes, que esperam brilhar na temporada de 1962”.
Na foto acima, disponibilizada pela professora Suzana Postali Fantinel, vemos o registro de um jantar do Botafogo realizado por ocasião de um campeonato interno de bolão, em 1957. Além de seu Aparício Postali (pai de Suzana, à esquerda, ao fundo), estão à mesa, entre outros, Frederico Cesa, Alberto Nichele, Hermenegildo Meregalli e o sr. Tonietto.
Os times em 1951
Acima, a tabela do campeonato interno de 70 anos atrás. Ela foi publicada pelo semanário Diário do Nordeste, dirigido por Nestor Rizzo, em 7 de julho de 1951. À época, o Departamento de Bolão do Recreio Guarany agregava ainda o time do Pompéia.
Leia mais
Time de bolão Garra de Ferro, do Recreio Guarany, em 1958
Grupo de Bolão Feminino Imperatriz em 1958
Juventus: o tricampeonato varzeano em 1954
Baile no Esporte Clube Juventus nos anos 1950
Uma olimpíada agita Caxias do Sul em 1952
Vídeo: Oscar Boz e o filme original das Olimpíadas Caxienses de
1952
Martha Rocha na Baixada Rubra em 1955 Esporte Clube Floriano em 1956
Veteranos do Esporte Clube Floriano em 1972