Eternizado na memória coletiva de Caxias do Sul e região principalmente pela lendária rede de supermercados, o nome Calcagnotto tem sua história atrelada ao comércio da cidade desde novembro de 1931. Foi quando “Antonio Calcagnotto, acompanhado de sua família – da qual faziam parte os filhos varões Severino, Guerino, Cândido, Angelo e Nelson –, procedente de Carlos Barbosa, veio para a cidade de Caxias do Sul, onde estabeleceu-se com um armazém de secos & molhados, no qual também tinham atividade os filhos”.
Uma breve parte dessa história foi destacada no álbum Caxias do Sul – A Metrópole do Vinho – lançado em 1957 pelo jornalista Duminiense Paranhos Antunes. O texto, intitulado “ A Grande Organização Comercial Caxiense que se tornou conhecida em toda a região nordeste do Estado”, destacava:
“A partir de 1946, encerrando o negócio de secos & molhados, foi organizada a firma Irmãos Calcagnotto & Cia Ltda, um verdadeiro empório comercial, sob a administração dos irmãos Cândido e Severino Calcagnotto, moços que souberam em pouco tempo dar ao estabelecimento um cunho de elevação. Não só pelo ramo que desenvolveram, com novas representações, como também pela forma de comercializar, inaugurando em Caxias do Sul um sistema de crediário, para facilitar a aquisição por parte do público”.
Na imagem ao lado, de meados dos anos 1930, um raro ângulo do antigo edifício da firma, situado na esquina das ruas Sinimbu e Visconde de Pelotas – demolido posteriormente para sediar o prédio que eternizou outro comércio marcante da cidade: o Armarinhos Caxias, atual Casa & Cia.
O registro do fotógrafo Domingos Mancuso foi captado a partir de seu estúdio, junto ao prédio da gráfica de Emílio Fonini, onde eram editados os jornais “O Momento” e “Città di Caxias”. Exatamente onde hoje situa-se a entrada da Galeria Fonini pela Rua Sinimbu, entre a Visconde e a Dr. Montaury.
Leia mais
S.E.R. Caxias 85 anos: da Baixada Rubra ao Centenário
#fiqueemcasa: registros do passado entre quatro paredes
#fiqueemcasa: registros do passado entre quatro paredes (parte 2)
A trajetória de Delfino Ronchetti e a atuação na Fras-le
Sortimentos de produtos
O texto de 1957 também destacava o local como um empório onde era possível encontrar de tudo e para todos, principalmente em artigos elétricos, para o escritório e para o lar:
“Da linha de artigos da firma Irmãos Calcagnotto & Cia Ltda pode-se destacar máquinas de somar, de escrever, de costura e de lavar, artigos domésticos, material elétrico, lustres, refrigeradores de todas as marcas, rádios da afamada marca Philips, arquivos de aço, cataventos, balanças Filizola, bicicletas, motores G.E., cofres, fichários, etc, cujos artigos a firma mantém em grande escala e exposição permanente em sua loja”.
A loja em 1957
Acima e abaixo, dois registros publicados no livro de 1957: um ângulo interno da loja, destacando o estoque de refrigeradores Kelvinator e Frigidaire, e o tronco de dirigentes da firma, formado por Antonio, Severino, Cândido, Nelson e Antonio Calcagnotto Neto.