A coluna da última quinta-feira, sobre a trajetória do padre Sidney Zanettini, despertou as lembranças da família dos noivos da foto de 59 anos atrás. Na publicação do dia 26 de dezembro, eles não foram devidamente identificados, o que corrigimos na edição deste final de semana.
Trata-se do casal Ivo Itacyr Bisol e Neve Rita Perini Bisol, cuja cerimônia de casamento ocorreu em 2 de julho de 1960, mesmo ano em que Zanettini assumiu como pároco da Igreja do Sagrado Coração de Jesus do bairro Cruzeiro.
Conforme informações repassadas pela família, que imediatamente fez contato após ver a imagem, o casal teve forte atuação na comunidade do Cruzeiro, trabalhando na vitivinicultura e na ordenha e venda de leite – seu Ivo foi ainda sócio-proprietário de uma empresa de redes esportivas, a Biskrol.
Eles também foram fundadores da comissão da nova igreja, inaugurada em 14 de maio de 1967. Foi na mesma comunidade, aliás, que seu Ivo, falecido em 2015, e dona Neve, atualmente com 81 anos, celebraram as bodas de ouro, em 2010.
Nas imagens desta página, alguns momentos da trajetória do casal, além de outros registros da cerimônia conduzida pelo padre Sidney Zanettini.
Leia mais:
Sidney Zanetti, Caravaggio e a Via-Sacra de Aldo Locatelli em 1960
Aldo Locatteli nas posições de Cristo para a Via-Sacra de São Pelegrino
Encontro dos descendentes de Ciro Rech e Rosina Bisol
Trajetória
Sidney Zanettini assumiu como vigário da Igreja Sagrado Coração de Jesus em 1960, na sequência de sua criação, em 25 de dezembro de 1959, por Dom Benedito Zorzi.
O bispo desmembrou-a da igreja de Nossa Senhora de Lourdes, que dava assistência espiritual aos moradores do então bairro Cruzeiro do Sul (atual Cruzeiro) — naqueles primórdios, a igreja do Cruzeiro localizava-se junto ao prédio de uma antiga fábrica desativada.
Integrado ao cotidiano do bairro, Zanettini logo fez amizade com as famílias locais e colaborou de forma efetiva no desenvolvimento da comunidade. Uma história que se mescla, também, à de casais como Ivo e Neve e seus descendentes, até hoje...
Agradecimento especial ao leitor André Vanelli
Leia mais:
Lourdes, Zona Caipora e Bairro Guarani
Paróquia de Lourdes rumo aos 80 anos
Apostolado da Oração da Paróquia de Lourdes em 1948
Pórtico da Estrada Federal Getúlio Vargas em 1941
Bairro Lourdes: a Praça Vestibular Abramo Eberle em 1946
Cripta do Santo Sepulcro na década de 1930
Zambelli & Locatelli: os detalhes do interior da Igreja do Santo Sepulcro
Memórias da Júlio: as histórias que rondam o velho casarão ao lado do Santo Sepulcro