No dia em que Grêmio e Atlético Mineiro disputam a final da Copa do Brasil, a coluna relembra um jogo amistoso entre o tricolor gaúcho e a Seleção de Flores da Cunha em 19 de janeiro de 1986. A primeira apresentação do time profissional do Grêmio em Flores lotou o Estádio Municipal: mais de seis mil pessoas assistiram ao jogo. Porém, a partida não foi vista somente do estádio. Nas casas vizinhas, os moradores observavam os lances em suas varandas e até subiam em cima dos telhados quando não havia altura suficiente. O muro que circunda o campo também serviu de arquibancada para os torcedores, estes que, por sua vez, não paravam de batucar, fazendo do amistoso uma verdadeira festa.
O público florense queria, acima de tudo, ver uma belíssima apresentação do time do Grêmio, anos depois de ganhar o título de Campeão do Mundo, em 1983. E foi exatamente o que aconteceu. O time de Valdir Espinosa marcou sete vezes contra a equipe da casa. A goleada começou cedo, ainda aos quatro minutos do primeiro tempo, com gol de Albeneir. O grupo florense até tentou, mas não conseguiu parar aquele Grêmio ofensivo, que encarou o jogo com muita seriedade. O placar foi completado com gols de Luís Eduardo, Odair, Caio Júnior (2), Renato e Fernando.
Leia mais
Shazan e Xerife agitam Flores da Cunha
Missões Capuchinhas em São Gotardo em 1953
Presidente Figueiredo na Fenavindima de 1982
Time de futebol do Grêmio Atlético Eberle
Grêmio Esportivo Cruzeiro do Sul em 1956
Ficha técnica
O time da casa, treinado por Gelson Soares, contou com os jogadores Valmor (Elói), Triaca, Volnei, Miro (Neco) e Ducha; Ino, Júlio César e Sidnei (Miguel); Edson (Jair), Negri e Ademir (Gelson). Já o grupo liderado por Espinosa era formado por Mazaropi (Beto), Casemiro (Gustavo), Rogério, Luís Eduardo e Mânica; China (Sérgio Perez), Osvaldo e Caio Júnior (Bira), Renato, Albeneir e Odair (Fernando). A arbitragem ficou por conta de Leonel Pandolfo, auxiliado por Celso Luís Pastro e Jorge Armando de Oliveira Braga.
Personalidades
O Grêmio de 1986 contava com personalidades muito conhecidas no futebol de hoje. O técnico Renato atuou como ponteiro no time de 1982 a 1987, destacando-se no amistoso em Flores da Cunha. Caio Júnior, técnico da Chapecoense, que faleceu no acidente com o avião da equipe no último dia 28, foi atacante do tricolor nos anos de 1985 a 1987. Na foto, o repórter Oscar Francescatto entrevista com o jogador Caio Júnior.