Bom Dia! Abrindo os olhos e o coração para acolher este luminoso amanhecer... Como é maravilhoso sentir a vida e permitir que ela seja conduzida pela mão de Deus... No calendário litúrgico, hoje, é o dia do Frei Galvão... Que ele interceda a Deus por nós! Feliz dia!
“Nem sempre precisamos de um plano. Às vezes, precisamos respirar, ter pensamentos positivos e acreditar que tudo vai dar certo.” (@sutilezas_rosi).
O passar dos dias vai desmitificando muitas coisas. Me sinto, hoje, envolvido num processo de simplificação da vida, onde o essencial se evidencia cada vez mais. Valorizo muito o planejamento pessoal e organizacional. Olhar o amanhã é praticamente uma obrigação, pois a vida acontece no hoje, mas o hoje nos entrega para o amanhã. Porém, o mundo está nos pedindo uma atenção muito especial para com a flexibilidade. Um planejamento não pode nos engessar.
É necessário oxigenar os planos, de acordo com as mudanças que vão acontecendo. O mundo vive um momento marcado por movimentos e transformações, numa rapidez sem igual. O ser humano sempre será o protagonista deste grande evento que é a vida. Ser protagonista é exercer o papel principal, é estar no direcionamento das ações e do tempo, é vibrar com o hoje e saudar o amanhã. É comum, nestes dias, entrar em contato com planos e promessas.
Andamos um pouco descrentes, pois a história é testemunha de que nem todos os planejamentos alcançaram a realidade e que poucas promessas chegaram a bom termo. Por detrás de um planejamento é necessário ter humanos comprometidos com a realização, que eliminem a distância entre a palavra e a ação, entre a promessa e a execução. Não é um planejamento que nos torna um executor.
O empreendedorismo está presente nas diferentes etapas da vida e precisa ser incrementado paralelamente com o processo de maturidade. Quem nunca se engajou em ações comunitárias ou em algum trabalho voluntário terá dificuldade de executar um planejamento mais global. O foco, portanto, não pode ser reduzido ao planejamento. As características do empreendedor contam muito na hora da decisão.
Nossos dias precisam de pessoas que saibam respirar, que sejam positivas e que acreditem que tudo dará certo. Ter que refazer ou flexibilizar um planejamento não é o fim do mundo, quando o protagonista entende o que é a vida e quais são as prioridades, para que continuemos plenamente humanos. O processo de humanização deve perpassar as reflexões e as ações, só assim teremos um mundo melhor, com pessoas menos agressivas e mais solidárias.
Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!