O jornalista Ciro Fabres colabora com a colunista Rosilene Pozza, titular deste espaço
O ano legislativo terminou, mas estão em andamento as sessões representativas, aquelas que ocorrem durante o recesso, reunindo um representante por bancada. Portanto, ainda estão em cena os atuais vereadores. O último compromisso, a última sessão representativa do ano será nesta terça-feira, às 8h30min. Reparando bem, a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul teve um ano movimentado. Chegaram até ela 6 pedidos de impeachment, e ainda começou o ano elegendo indiretamente novos prefeito e vice. Não é pouca coisa. A Câmara não tem responsabilidade sobre pedidos de impeachment. Foram quatro contra o prefeito Flávio Cassina (PTB) (em dois deles, o vice-prefeito Elói Frizzo entrou junto), um contra o vereador Rafael Bueno (PDT) e outro contra o vereador Chico Guerra (Republicanos).
Balanços legislativos apresentam números, que são importantes, mas a avaliação política é imprescindível. Sempre tão criticada a atividade parlamentar, importante registrar que os atuais vereadores mantiveram congelados os salários de prefeito vice e vereadores para a próxima legislatura. Como o pau desce solto quando acontece o contrário, é justo fazer o registro. Escapam do congelamento ao longo da próxima legislatura as reposições de inflação.
Projetos polêmicos aprovados foram o aumento da alíquota previdenciárias para os servidores municipais, de 11% para 14%, e a aprovação da prorrogação do contrato com a Visate. São dois exemplos de que o Executivo teve vida relativamente fácil no atual ano legislativo, com 97 projetos de sua autoria aprovados. Cassina contou com ampla base de apoio, de 19 vereadores.
— Desde o início do ano, trabalhamos em conjunto com a prefeitura para consolidar várias leis, agilizando e facilitando o acesso à comunidade — destacou o presidente da Câmara, Ricardo Daneluz (PDT), em ato no Executivo semana passada, quando o prefeito Cassina sancionou 11 novas leis, oito de autoria do governo (na foto, os dois estão à direita).
Em 2020, foram outros tempos.