Qualquer clássico sempre tem um significado diferente dentro da competição. E, por conta do atual momento de Juventude e de Caxias, o duelo desta segunda-feira (19) pode ter um peso importante e definitivo sobre o que as equipes poderão brigar nas rodadas finais da primeira fase do Gauchão.
Do lado alviverde, uma vitória praticamente carimba a classificação e direciona o Ju para um embate direto com a dupla Gre-Nal pela melhor posição possível antes dos mata-matas. Vale também a confirmação do bom momento vivenciado pelo time de Roger Machado como mandante. Até aqui, o Verdão tem 100% de aproveitamento diante do seu torcedor.
Com força máxima, a equipe poderá novamente mostrar o futebol apresentado em jogos anteriores, com o desafio de ser mais efetiva no ataque. Lá atrás, a atenção fica com a bola parada defensiva.
Já do lado grená, vencer significa afastar qualquer risco de brigar na parte de baixo da tabela e dar um grande passo para a classificação. Pelo momento, até um empate não pode ser considerado um resultado ruim. Já a derrota tornaria a partida contra o Avenida, na rodada seguinte, no Centenário, uma verdadeira decisão. E com um ambiente ainda mais turbulento.
Quanto ao time, tudo passa pela possibilidade de retorno de algum dos atletas que estavam lesionados, casos de Marcelo e Álvaro. A postura do time tende a ser diferente, especialmente pela chegada de Argel, que costuma ter uma atenção maior à marcação. Basta saber se o treinador teve tempo suficiente para mudar o cenário.