Nesta segunda-feira (19), Caxias e Juventude voltam a se enfrentar em um Ca-Ju. A partida será válida pela nona rodada do Gauchão 2024.
O Verdão ocupa atualmente a terceira colocação na tabela, com 14 pontos. A equipe de Roger Machado vem de quatro jogos de invencibilidade, mas empatou os últimos dois contra Novo Hamburgo e São Luiz, fora de casa.
Já o Caxias caiu na tabela ao perder para o São José. A equipe está em sétimo na classificação geral, com nove pontos. O time não terá mais Gerson Gusmão na casamata. O treinador foi demitido após o jogo, e Argel foi anunciado para substituí-lo. O treinador fará sua estreia no clássico.
Conforme dados do historiador e escritor, Gustavo Cortês, autor do livro "Clássico Ca-Ju: Paixão e Rivalidade", o duelo desta segunda-feira será o de número 288 entre as duas equipes.
Nos dados gerais, o Juventude leva vantagem com três vitórias a mais: 96 a 93. Mas quando se trata de Campeonatos Gaúchos, o Caxias venceu mais clássicos: 33 a 24.
No último encontro, pela nona rodada do Estadual de 2024, Caxias e Juventude ficaram no 2 a 2, no Centenário. O zagueiro Dirceu abriu o placar para o Caxias, logo aos oito minutos. Mas David da Hora virou para o Juventude no segundo tempo, aos 13 e aos 20; O centroavante deixou tudo igual em cobrança de pênalti, aos 45 do segundo.
O goleiro Tiago Couto ainda defendeu uma penalidade batida pelo atacante Jean Dias, na etapa inicial. Thiago Carvalho comandava o Caxias, enquanto Adaílton Bolzan, interinamente após a saída de Celso Roth, dirigiu o Ju no clássico.
Números do Ca-Ju
:: Clássicos disputados: 287
:: Vitórias do Caxias: 93
:: Vitórias do Juventude: 96
:: Empates: 98
:: Gols do Caxias: 372
:: Gols do Juventude: 386
Em campeonatos Gaúchos
:: Clássicos disputados: 95
:: Vitórias do Caxias: 33
:: Vitórias do Juventude: 24
:: Empates: 38