Caxias e Esportivo tiveram um primeiro teste com cara de Gauchão. Os dois times se enfrentaram no Estádio Centenário, com boa presença de público, em jogo-treino na pré-temporada com características de uma partida do Estadual. Além do sol intenso por conta do horário (10h30min), o confronto teve muita disputa, imposição física e até princípio de discussão e empurra-empurra entre os atletas.
Entre os pontos positivos, o jogo-treino também teve um gol de falta maravilhoso marcado pelo lateral-direito Marcelo, do Caxias. Essa é uma característica fundamental para a temporada que se aproxima. Elemento tão raro no futebol atual, gols de falta podem ser um diferencial para o Caxias, que tem em Marcelo essa possibilidade.
O time grená mostrou boas individualidades como o volante Moacir e o meia-atacante David Peninha, autor de um certeiro cruzamento para o gol de Eron. O goleiro Bruno Ferreira deixou boa impressão, com intervenções positivas (inclusive defendendo um pênalti) e demonstrando segurança.
O Esportivo impôs dificuldade ao Caxias pela forte marcação, com uma equipe bem posicionada e que levou perigo nas investidas ofensivas. O Alviazul manteve uma base de time que atuou em outros jogos-treinos, com mudanças pontuais realizadas pelo técnico Carlos Moraes.
O técnico Thiago Carvalho já tem uma ideia de time titular do Caxias. Tanto que ele só mudou a formação inicial na reta final do jogo-treino para observar outros atletas e dar ritmo de jogo. A produção ofensiva ainda foi tímida e é algo que pode ser aprimorada com a participação dos meio-campistas e dos atacantes.
O jogo-treino e as suas impressões ou análises não pode ser definitivas sobre os times e nem sobre os atletas. Esse tipo de confronto faz parte de um planejamento de treinamentos para ganhar ritmo de jogo e sair da rotina de trabalhos do dia a dia.