De volta ao Campeonato Gaúcho, o Esportivo aposta na continuidade para fazer um bom Estadual em 2023. Sob o comando do técnico Carlos Moraes, o Alviazul conquistou a Divisão de Acesso. E o treinador continua para a próxima temporada.
O elenco já recebeu 18 reforços que se juntam a peças remanescentes importantes da campanha vitoriosa na Série A2. O goleiro Rafael Copetti, os laterais Márcio Lima e Magal, os volantes Hippolito, Fabrício Lusa e André Oliveira e o meia Cris Magno ficam e formam uma espinha dorsal para o time que disputará o Gauchão.
O experiente centroavante Flávio Torres, 36 anos, retornou e pode ser peça importante para os objetivos do clube. Ele fez parte da grande campanha do Tivo no Gauchão 2020, com a conquista do título do interior. Na oportunidade, o time também vinha de um acesso e era comandado por Carlos Moraes.
Repetir esse feito seria sensacional e o Esportivo tem condições, mesmo que não seja uma tarefa fácil. Com o treinador, o Esportivo também repetiu um acesso três anos depois.
Com uma política pés no chão, sem loucuras financeiras, com o clube organizado e o ótimo trabalho da direção e da comissão técnica, agora, três anos depois, busca fazer novamente boa campanha no Gauchão. Parafraseando o hino do Tivo: "Da capital brasileira do vinho, sabes lutar, sabes vencer".