A era Celso Roth no Alfredo Jaconi começará neste sábado (29). Um dia após a oficialização do rebaixamento à Série B, o clube confirmou o que já era esperado. O treinador, que vinha frequentando os bastidores, e até o vestiário alviverde nos últimos dias, comandará o primeiro treinamento neste final de semana e terá a reta final do Brasileirão para fazer testes, de olho na próxima temporada.
Roth, que vinha há seis anos sem atuar na beira do gramado, terá uma missão fundamental na construção do time alviverde para 2023. Sem o mesmo recurso aportado na elite, o Juventude precisará ser criativo nas contratações e montar um elenco forte, que consiga dar uma boa resposta já no Gauchão. Será uma experiência nova para os dois lados.
É lógico que a Segunda Divisão Nacional e a Copa do Brasil têm importância maior no calendário alviverde. Porém, até pelo que fez (ou não fez) nos últimos anos dentro do Estadual, o Juventude precisará mostrar força na competição regional. Até para reconquistar a confiança do seu torcedor.
A força do nome traz um primeiro impacto positivo junto aos jaconeros, e até uma certa blindagem à direção. Afinal, após trabalhar com uma série de técnico mais jovens ou que buscavam uma ascensão no cenário nacional, agora o Juventude voltará a ter um cara mais cascudo no comando.
Celso Roth precisará mostrar nos próximos meses que o impacto da sua chegada também afetará o desempenho do time dentro de campo.