Diante do Ypiranga, que joga o melhor futebol do Gauchão, o Caxias repetiu o roteiro de outros confrontos fora de casa. Teve bons momentos, onde não aproveitou suas oportunidades, e acabou punido pela falta de efetividade.
No segundo tempo em Erechim, o time da casa marcou logo cedo e depois dominou as ações. Mais uma vez, faltaram opções do banco para mudar o cenário do jogo. O Caxias sucumbiu em suas próprias deficiências e não mostrou poder de reação. O elenco é curto e agora será novamente colocado à prova, com as ausências para a partida final.
Com o fechamento da rodada, o Caxias caiu para a sétima colocação e vai precisar ultrapassar três rivais no próximo sábado para ter chances de classificação. Uma combinação muito improvável.
Porém, é preciso dizer desde já que caso a classificação não venha, isso não ocorre por conta da derrota em Erechim. O Caxias deixou escapar pontos muito mais acessíveis, em Ijuí, Bagé, e até no clássico Ca-Ju. Além disso, a vitória diante do União-FW passa a ser fundamental por conta da briga por vaga nas competições nacionais. Para a Série D 2023, por exemplo, São Luiz e Novo Hamburgo hoje estariam à frente.