As atuações e os números tendem a deixar o torcedor do Juventude otimista após quatro rodadas do segundo turno do Brasileirão. Em uma observação simples, o time conseguiu dobrar sua pontuação em relação aos mesmos duelos realizados início do campeonato.
No turno inicial, contra Cuiabá, Athletico-PR, Santos e Palmeiras, a equipe alviverde somou dois pontos, nos dois duelos fora de casa. No Jaconi, levou 3 a 0 do Furacão e do Palmeiras. Agora, por mais que lamente muito o revés diante da equipe mato-grossense, o time de Marquinhos Santos chegou a quatro pontos dos 12 possíveis após o empate com o Palmeiras e a vitória de 3 a 0 sobre o Santos, no Jaconi.
Mais do que os números, o que tem chamada a atenção é a capacidade de o time alviverde encarar todos adversários de igual para igual, assim como fez em grande parte do primeiro turno. No domingo, mesmo sem Ricardo Bueno, o Juventude criou chances para até vencer o vice-líder Palmeiras. O empate acabou ficando de ótimo tamanho, mas o desempenho da equipe só aumenta a expectativa para uma sequência fundamental de jogos.
Nesta quarta-feira (6), diante do Sport, e no sábado, no reencontro com a torcida, na partida contra o América-MG, o Ju tem dois confrontos diretos. São aqueles jogos que podem servir de parâmetro para sabermos onde e pelo que o Verdão vai brigar.
É claro que o pensamento precisa seguir jogo a jogo, com estratégias diferentes para cada rival, mas as duas partidas desta semana merecem uma atenção redobrada. Se fizer, pelo menos, quatro pontos, o Ju abre frente do Z-4 e terá a tranquilidade necessária para encarar Flamengo e Grêmio como visitante. E, obviamente, quanto mais pontos for somando, mais rápido o Papo alcançará seu grande objetivo da temporada.