A escalação do Juventude sem o centroavante Ricardo Bueno no duelo contra o Palmeiras, no último domingo (2), no Allianz Parque, foi uma surpresa para os Jaconeros. Embora o artilheiro tenha viajado com a delegação para São Paulo, a comissão técnica optou por preservá-lo da partida, já que uma lesão muscular ocorrida no jogo contra o Santos poderia ser agravada. A expectativa do técnico do Marquinhos Santos é tê-lo em boas condições diante do Sport, na próxima rodada do Brasileirão. Contudo, ainda não existe uma certeza sobre essa possibilidade.
— O Ricardo (Bueno) vai ser avaliado novamente. Ele está em tratamento intensivo, de manhã, tarde e noite. Pode acontecer dele ser relacionado e, se estiver apto, iniciar jogando. Caso isso não ocorra, os que têm entrado, corresponderam à altura — disse Marquinhos Santos.
Contra o Verdão paulista, Roberson fez sua reestreia como titular do Ju substituindo Bueno e atuou por 64 minutos, sendo elogiado pelo treinador pela forma física e como se empenhou na marcação. O camisa 19 foi substituído pelo peruano Fernando Pacheco, que também pode atuar centralizado no ataque ou pelas pontas. Entretanto, a alternativa de maior expectativa é Nico Castillo, que permaneceu no banco do Allianz Parque. O chileno participou apenas dos minutos finais diante do Cuiabá, na 20ª rodada, e a comissão técnica entende que ele ainda precisa evoluir fisicamente.
Bueno foi baixa pois sentiu um desconforto no músculo posterior da coxa esquerda, após sofrer uma pancada na vitória alviverde sobre o Santos, por 3 a 0, na 22ª rodada. Apostando na recuperação do atacante de 34 anos, ele foi convocado para a jornada dupla fora de casa, com viagem para os confrontos com Palmeiras e Sport. Com cinco gols em oito jogos disputados, ele tem sido o diferencial do ataque do Juventude e, embora o clube não externe o discurso de pesos diferentes para cada partida, o duelo contra os pernambucanos pode ser considerado mais importante para o Papo, já que envolve uma equipe que também briga contra o Z-4.
— Ainda temos muitos jogos pela frente e nós temos encarado cada jogo como uma decisão. Não é só o jogo do Sport. Será contra o Sport, depois contra o América-MG e assim sucessivamente. Nós temos que pensar jogo a jogo, somar pontos para se distanciar da zona do rebaixamento, e buscar o objetivo do clube de permanecer na Série A para 2022 — disse o técnico.
Contudo, para o diretor executivo Marcelo Barbarotti, em entrevista horas antes da vitória do Leão sobre o Grêmio, o Verdão precisa pontuar na partida da próxima quarta-feira (6), às 19h, na Arena Pernambuco.
— Com todo respeito ao time grandioso que é o Sport, um dos maiores do Nordeste, mas não é bom. Então nosso objetivo é, sim, ir pontuar em Recife — destacou Barbarotti.
Com Bueno e os demais 23 atletas relacionados, o Juventude fez um treinamento da academia do hotel na manhã desta segunda-feira e depois viajou para Recife. Na tarde desta terça-feira (5) está previsto um treinamento no moderno Centro de Treinamento do Retrô Futebol Clube, em Camaragibe, região metropolitana da capital pernambucana.