O Juventude foi eficiente na sua estratégia defensiva e saiu do Allianz Parque com um ponto na bagagem. Em duelo na noite deste domingo (2), em São Paulo, o Papo ficou no 1 a 1 com o Palmeiras e abriu quatro pontos do Bahia, primeira equipe que ocupa a zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro.
Guilherme Castilho, de falta, abriu o placar para os Jaconeros. O empate palmeirense foi marcado pelo volante Danilo, também no primeiro tempo. Os paulistas tiveram maior volume de jogo, porém a defesa da equipe caxiense conseguiu resistir e sustentou o resultado contra o segundo colocado no Brasileirão.
Com o resultado, Ju encerra o final de semana na 15ª posição da Série A e volta a atuar pela na próxima quarta-feira (6), contra Sport, às 19h, na Arena Pernambuco, em confronto direto contra o Z-4.
Placar aberto nos primeiros minutos
Visando conter as principais características do Palmeiras, o Juventude começou o jogo esperando o adversário, postando-se no esquema 4-3-3, com Sorriso e Capixaba nas extremas e um tripé no meio-campo composto por Dawhan como o volante defensivo, Jadson pela direita e Guilherme Castilho pela esquerda. Sem Ricardo Bueno, com dores musculares, coube a Roberson ser o centroavante.
O posicionamento deu certo nos primeiros minutos, já que conseguiu estancar o jogo dos paulistas pelos lados e também pelo centro do campo, e o cenário ficou melhor ainda aos 5min, quando Gustavo Scarpa errou a saída de bola, Roberson recuperou a posse e serviu Sorisso, que foi derrubado próximo da entrada da área. Guilherme Castilho cobra falta, a bola desvia em Luiz Adriano na barreira, engana Weverton e vai para o fundo das redes, fazendo 1 a 0 para o Juventude.
A partir da vantagem, o Ju baixou ainda mais as suas linhas e chamou ainda mais os comandados de Abel Ferreira para o seu campo, que tomaram conta do jogo. A primeira resposta ao gol veio em jogada pela esquerda, aos 17 minutos. Wesley limpou Michel Macedo e cruzou para Zé Rafael, que cabeceou para fora.
Percebendo que o caminho para o empate poderia ser o lado esquerdo do ataque, o Palmeiras insistiu nos ataques por ali. Em uma inversão de Gabriel Menino, Michel Macedo disputou a bola aérea com Wesley e mandou para escanteio. Na cobrança de Gustavo Scarpa, Danilo não foi marcado pelos defensores do Ju e concluiu para as redes com liberdade, igualando o placar em 1 a 1 aos 28 minutos.
O gol de Danilo deu confiança ao Palmeiras, que seguiu pressionando em busca da virada. Por outro lado, o Ju se trancou no campo de defesa e conseguiu se proteger. Uma possível chance de virada dos paulistas aconteceu aos 42 minutos, quando Scarpa cruzou da direita, Rony concluiu de letra e Douglas defendeu.
Já nos acréscimos, aos 47min, o alviverde caxiense quando retomou a dianteira no placar, porém parou no goleiro Weverton, que fez grande defesa. Em jogada de Michel Macedo, o lateral-direito escorregou, porém persistiu na jogada e serviu Sorriso, que estava dentro da área. O camisa 77 girou chutando com a perna direita e o arqueiro palmeirense defendeu com a ponta dos dedos da mão direita.
Segundo tempo de controle
A conversa no intervalo foi boa, e o Juventude começou o segundo tempo levando perigo em duas oportunidades com origem pelo lado direito e concluídas com Guilherme Castilho. Na primeira, Michel Macedo cruzou e o camisa 99 chutou para fora. Na segunda, Sorriso deu um bonito drible em Piquerez, cruzou para a área Castilho cabeceou para fora.
Aos 17 minutos, percebendo que o Ju seguia melhor e mais próximo do gol da vitória, Abel Ferreira fez três trocas e promoveu as entradas dos titulares Felipe Melo e Dudu, além do jovem Gabriel Veron. As mudanças renovaram a condição física do Palmeiras, porém os paulistas não conseguiram penetrar na defesa do Papo.
De fora da área, no entanto, os donos da casa levaram perigo aos 24 minutos, quando Gustavo Scarpa cobrou uma falta que explodiu na trave direita de Douglas. Danilo aproveitou o rebote e o goleiro fez grande defesa, mas o volante estava em impedimento.
O jogo persistiu apenas no ataque contra defesa. O Palmeiras no ataque total, alçando bolas na área para Deyverson, e o Juventude na retranca, com uma linha de cinco defensores a partir da entrada de Didi no lugar de Capixaba. Já nos acréscimos, o Porco levou perigo em tabela de Dudu com Deyverson. Na conclusão, Vitor Mendes desviou para fora, garantindo o empate em 1 a 1.
Ficha Técnica
Palmeiras 1x1 Juventude
Campeonato Brasileiro Série A - 23ª rodada
Local: Allianz Parque
Data: 03/10/2021
PALMEIRAS
Weverton; Gabriel Menino, Kuscevic, Gustavo Gómez e Jorge (Joaquín Piquerez, int); Danilo (Deyverson, 40/2º), Zé Rafael (Felipe Melo, 17/2º) e Gustavo Scarpa; Rony, Wesley (Dudu, 17/2º) e Luiz Adriano (Gabriel Veron, 17/2º). Técnico: Abel Ferreira
JUVENTUDE
Douglas; Michel Macedo, Juan Quintero, Vitor Mendes e William Matheus; Dawhan, Jadson e Guilherme Castilho (Wescley, 40/2º); Capixaba (Didi, 31/2º), Sorriso e Roberson (Fernando Pacheco, 18/2º). Técnico: Marquinhos Santos
Gols: Guilherme Castilho (J) aos 5min, Danilo (P) aos 28min no 1º tempo.
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique, auxiliado por Michael Correia e Naílton Júnior de Souza Oliveira. VAR: Rodrigo Nunes de Sá.
Cartões Amarelos: Jadson (Ju), Dudu (SEP)