O Juventude segurou o Palmeiras e conquistou um ponto importante no Allianz Parque pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O 1 a 1 deixa o Papo distante em quatro pontos da zona do rebaixamento e gera confiança para a sequência de confrontos diretos contra o Z4. Para o técnico Marquinhos Santos a estratégia defensiva e de contra-ataques foi eficaz.
— Jogar aqui é sempre difícil, ainda mais motivado com a classificação para a (final da) Libertadores. Saio satisfeito pelos meus atletas, pelo que foi a semana de trabalho, para chegar aqui e conseguir um bom resultado — afirmou o técnico Marquinhos Santos, detalhando também a estratégia armada para a partida:
— Nós havíamos preparado o jogo em função da característica do Palmeiras e sabíamos que eles teriam essa proposta de jogo. Tínhamos que baixar as linhas e ter uma marcação compacta para explorar os espaços dos laterais e, tanto o Capixaba quanto o Sorriso, cumpriram bem essa função, fechando espaços e também tendo força no ataque.
Autor do gol do Juventude na partida, o meio-campista Guilherme Castilho foi novamente um dos destaques da equipe. Escalado no tripé de volantes, ele ajudou a fechar as linhas de passe do Palmeiras pelo centro. Para o treinador alviverde, a característica de multifuncional é algo que ele gosta de contar em seus grupos.
— O Castilho tem um um cognitivo tático fora do comum. Ele consegue corresponder e ser efetivo na função, independente de onde ele jogue. Eu gosto de ter esse jogador com características múltiplas, como era o John Lennon em 2019 — destacou Marquinhos.
No gol de empate palmeirense, o volante Danilo se escondeu atrás do goleiro Douglas e, com total liberdade, conseguiu concluir o cruzamento de Gustavo Scarpa. Entretanto, Marquinhos Santos justificou que a movimentação da equipe de Abel Ferreira na primeira trave superou a marcação alviverde.
— Não à toa é uma das especialidades do Gustavo Scarpa. Uma bola difícil de ser atacada. E ali naquela movimentação, com o jogador do adversário atacar a primeira bola, mexeu nas nossas cobertura. Foi mérito deles, não demérito nosso — disse Marquinhos Santos.
O Juventude volta a atuar pelo Brasileirão na próxima quarta-feira (6), diante do Sport, na Arena Pernambuco. O centroavante Ricardo Bueno, preservado do confronto em São Paulo por dores musculares, está em recuperação e pode iniciar jogando.