Quando o Caxias entrar em campo neste sábado, pouco antes das 15h, para encarar o Juventus-SC, não estará apenas iniciando um mata-mata antecipado da Série D. O jogo no Estádio Centenário tem um peso gigante porque pode definir a temporada grená.
Um revés pode significar o fechamento precoce da participação grená na competição. Por outro lado, uma vitória significaria o fortalecimento de um sonho. A partir da segunda fase, a competição muda por completo. É quase como iniciar tudo do zero. E aí, tudo o que o Caxias fez até agora poderá ficar para trás e o time encorpar na luta pelo tão desejado acesso.
Porém, seja para o desfecho mais otimista ou pessimista, o time de Rafael Jaques tem um compromisso complicado diante do Juventus-SC, que também não virá apenas se contentando com um empate. Sob o risco de ser eliminado, especialmente se for derrotado neste sábado, o time catarinense também precisará ter uma postura aguerrida.
E é justamente esse o ponto principal a ser levado em conta pelos jogadores grenás. Mesmo que o Caxias não tenha uma grande atuação – como tem sido frequente nesta Série D –, a equipe precisa mostrar uma atitude diferente, entender o duelo como uma decisão.
Passa pelos 90 e poucos minutos da tarde deste sábado o futuro do Caxias na temporada. Um jogo que pode trazer uma nova esperança ao torcedor ou estabelecer um capítulo inédito e triste na passagem grená pela Quarta Divisão do futebol brasileiro.