O Colegiado Setorial de Artes Visuais do Rio Grande do Sul (CSAVRS) publicou nas redes sociais uma nota de repúdio "às tentativas de censura e ataques à liberdade de expressão artística que envolvem a exposição Baixa Colateral Distópica, em cartaz no Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul."
A nota cita ainda, com preocupação, as ameaçadas que os servidores e funcionários do Ordovás têm sofrido desde o final do ano passado. Além disso, o Colegiado reivindica que a Secretaria da Cultura garanta a continuidade da exposição até a sua data oficial de encerramento, ou seja, 2 de fevereiro.
Por causa das ameaças, a Secretaria da Cultura decidiu por manter o Ordovás fechado ao público, pelo menos até este domingo (12).
O texto do Colegiado se encerra com a seguinte reflexão: "Reafirmamos que a arte tem como papel fundamental provocar reflexões, questionar realidades e promover diálogos — elementos indispensáveis para o fortalecimento de uma sociedade democrática e a construção de um país (e futuro) que valorize a arte, o pluralismo e os direitos de todos os cidadãos."