Candidato à prefeitura de Caxias do Sul, Maurício Scalco (PL) esteve nesta segunda-feira (14) na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) para apresentar suas propostas ao empresariado. Um dos compromissos, se eleito, é ter o gabinete de portas abertas e promover encontros bimestrais com lideranças empresariais.
— Precisamos de vocês, precisamos saber a dor de vocês, o que vocês imaginam para Caxias, saber onde está emperrando o processo. Vamos ter que digitalizar toda a prefeitura, mudar leis, alterar normas que travam a cidade. Vamos fazer a revisão do plano diretor e da Lei das Águas para atrair novas empresas para a região — disse durante a apresentação do plano de governo, acrescentando que irá buscar agilizar abertura de empreendimentos na cidade.
Scalco destacou em diversos momentos a necessidade de uma gestão eficientes, com cumprimento de metas estabelecidas e avaliação de desempenho. Frisou que os secretários de um eventual governo serão escolhidos por currículo.
Após a palestra, o candidato atendeu à imprensa. Disse que é preciso zerar o número de crianças na filha de espera por uma vaga em creche e que para isso irá construir 32 escolas e ampliar o número de salas de aula. Na saúde, irá realizar um chamamento público para baixar a fila de exames, de cirurgias e de consultas.
Sobre uma solução para o grande número de pessoas em situação de rua, uma das demandas apresentadas pela CIC, Scalco respondeu que, se eleito, a prefeitura irá oferecer tratamento para quem é dependente químico, auxiliar os que querem voltar para suas cidades de origem e oferecer qualificação para quem quer trabalhar:
— Caxias do Sul é uma cidade que acolheu muitos e precisa ajudar essas pessoas a melhorarem e voltarem ao mercado de trabalho e às suas vidas normais.
Scalco disputa o segundo turno das eleições com o atual prefeito Adiló Didomenico. Por ordem de sorteio, o candidato do PL foi o primeiro a palestrar na CIC. Adiló falará aos empresários na próxima segunda-feira (21).