Foi durante a pandemia que Maurício Scalco decidiu aceitar o convite para entrar na política. Trabalhando a vida inteira no comércio, o empresário pegou-se em uma situação em que ficou sem serviço em uma loja que tinha na época. Ele fornecia produtos de maquiagem, especialmente para eventos. Do cenário criou-se uma insatisfação após o empresário perder o seu estoque. Amigos, com o mesmo sentimento, o convenceram que ele poderia representá-los. A situação levou à candidatura, em 2020, para vereador em Caxias do Sul, ainda pelo partido Novo. De primeira, ele foi eleito.
— Pararam os eventos, parou casamento, parou aniversário, parou formatura e a minha loja vendia produtos para esse meio. E aí eu vi que as decisões dos governantes influenciavam diretamente nos negócios. Os eventos ficaram quase dois anos parados. O meu estoque todo vencia em dois anos. Nessa folia toda, eu perdi todo o estoque que eu tinha até voltar os eventos — relembra Scalco.
Praticamente quatro anos depois daquela campanha, Scalco, aos 49 anos, tornou-se candidato a prefeito pelo Partido Liberal (PL). É uma virada de chave para quem sempre viveu no comércio.
Fora dos holofotes
Nascido e criado em Caxias, Scalco recorda que teve uma infância simples. Foi criado praticamente pelos avós até os cinco anos. Os pais, Basílio e Irene, tentavam uma oportunidade na cidade. A vida mudou quando o pai começou a trabalhar como fotógrafo. Primeiro, no fotojornalismo, com fotos publicadas no Pioneiro, Zero Hora e também na TV. Scalco que, aliás, orgulha-se da história do pai, de sair do interior, com estudo até a quarta série e ter sempre cuidado da família. É um ídolo para ele.
— Dava um acidente de madrugada, o chamavam para fotografar. Ele virava a noite. Depois, virou fotógrafo de evento social. Aí deu tudo certo — conta.
Com negócio próprio da família, Scalco lembra de passar a infância brincando no balcão e vivendo dentro da loja. Aos 13 anos, começou a trabalhar. Ajudava a imprimir fotos e revelar filmes. Essa vivência influenciou na decisão de estudar Administração e Direito, e depois seguir com as especializações em marketing e comércio.
— O Direito complementa a Administração. Foram anos de estudo. Eu estudei durante 20, 30 anos. Sempre estudei — diz.
Entre os estudos e o trabalho, Scalco também se apaixonou. Há 18 anos está com a engenheira de alimentos Vanessa Webber, 39, com quem é casado e tem a filha Júlia, nove. Uma prima de Vanessa apresentou os dois, que se encontravam ocasionalmente em eventos, até que começaram a namorar.
— Ele é aquela pessoa sempre parceira para várias coisas. Sempre quer estar junto dos amigos. Ele sempre valoriza muito as amizades e a família — descreve Vanessa.
Atualmente, Scalco diz que está sempre trabalhando. Na campanha, por exemplo, acredita ter perdido seis ou sete quilos. Quando consegue, gosta de ir pescar para recarregar as energias:
— O que eu gosto de fazer é pescar, mas estou com poucas oportunidades pra ir pescar. Quando eu quero sair, que eu quero esfriar a cabeça, eu vou para beira do rio.
É um hábito mais tranquilo em comparação com o passado. Na juventude, jogava futebol, praticava artes marciais e competia de moto no Enduro (modalidade offroad) — em que foi até campeão brasileiro. No início dos anos 2000, ele chegou a pilotar duas vezes no Rally dos Sertões, uma prova de 4,5 mil quilômetros. Scalco ri que após três hérnias de disco precisou se "encostar" de atividades como o jiu-jitsu.
Vida política
Logo no primeiro mandato como vereador, Scalco apareceu como um candidato à prefeitura aos olhos de amigos e aliados. O principal apoiador é o deputado federal Mauricio Marcon (Podemos). Os dois se aproximaram ainda na campanha de 2020, em que compartilharam experiências e se aproximaram por terem os mesmos valores. De parceiros na política, tornaram-se amigos. As famílias saem juntas e os dois são vistos com frequência no Alfredo Jaconi, torcendo pelo Juventude.
Marcon lembra que Scalco foi um grande apoiador para que ele se tornasse deputado federal. Da mesma forma, Marcon percebeu o amigo como um postulante ao Executivo municipal.
— Após a minha eleição, eu já o lancei a candidato a prefeito, acreditando que ele tinha todas as características para ser o maior prefeito que Caxias já teve — declara.
O parlamentar vê o amigo como um "abnegado", que coloca uma coisa na cabeça e corre atrás:
— Ele não desiste das lutas, vai até o fim e sempre vence. O cara é especial.
Vanessa conta também que Scalco foi amadurecendo, aos poucos, a ideia de concorrer a prefeito. Para a esposa, ele tem muito a contribuir para cidade.
— De muita gente falar, de muita gente convidar ou achar que ele tem capacidade foi convencendo ele de que seria uma oportunidade e uma coisa legal — conta a esposa.
Do mandato como vereador, Scalco acredita que teve uma "experiência fantástica". Ele participou da Comissão de Desenvolvimento Econômico e liderou a Frente Parlamentar de Inovação e Startup. A continuidade na vida política é motivada pela filha e pelo futuro:
— Eu sempre falo que tudo que eu estou fazendo hoje, pela política, por Caxias, é para o futuro da minha filha e das crianças. Nós temos que pensar nelas, porque a gente passa e elas são as próximas. Eu já estou com quase 50. Quando ela tiver 25, 30 anos, quero que ela fique em Caxias e possa ter uma cidade muito melhor para se viver.