Oito palestrantes de renome nacional estarão em Caxias nesta quarta (4) e quinta-feira (5) para a primeira edição do CIC Connection. Um deles é Guilherme Paulus, fundador da CVC Turismo e da GJP Hoteis & Resorts.
A coluna conversou com o empresário para adiantar o tema que será abordado por ele. Quem for ao CIC Connection irá conhecer a história da agência que se tornou sinônimo de turismo no país, além dos projetos ligados a GJP Special Travel, agência que atende com exclusividade os hóspedes do Castelo Saint Andrews, em Gramado.
Paulus é também idealizador do Terroir Wine Experience, plataforma que reúne oportunidades de negócios e lazer relacionadas ao vinho no Brasil e no mundo. Confira:
O que o senhor irá abordar no CIC Connection?
É praticamente a história da CVC, um case do empreendedorismo que eu faço e o turismo de luxo que estamos começando agora, um turismo de valorização não só do meio ambiente, mas oferecer um turismo de melhor categoria.
E vai contar sua trajetória também.
Desde a Casa Faro (agência de turismo), na década de 1970, quando comecei a trabalhar. Eu tinha 20 para 21 anos. Depois, fiz uma viagem para a Argentina e conheci um deputado que me convidou para montar uma agência em Santo André e lá começamos toda a história. Eu sempre tive um sonho, desde a Casa Faro, e aprendi isso com o meu diretor de vendas na época. Trabalhei com consórcio e turismo, que hoje não existe mais, mas antigamente existia. Antigamente, quem viajava mesmo, na década de 1970, eram pessoas muito abastadas, ricas. Era mais Londres, Paris, Portugal, Nova York, Califórnia, Los Angeles e Argentina. Tudo o que o ser humano pode idealizar, pode realizar. As pessoas sempre tiveram um sonho de viajar e eu pensava que tinha que tornar o turismo acessível para todas as pessoas com atendimento de qualidade e preço justo, no tamanho do bolso de cada um.
A CVC é uma referência em turismo no país. Como vocês conseguiram construir uma marca tão forte?
A gente tinha o sonho de realizar o sonho das pessoas viajarem. E sempre pensando na inovação do país e ter preço justo para cada cliente. Fomos conseguindo com controles rodoviários, depois com turismo aéreo, depois com turismo rodoaéreo. Tivemos a ideia também de colocar um modelo de solução muito forte que eram os shopping centers. Aquela velha história americana: no parking, no business. Se você não tiver estacionamento, não tem negócio. E a CVC foi uma das pioneiras com as lojas em shopping centers e continua até hoje fortíssima. Tivemos o primeiro resort de montanha em Gramado, tivemos empresa aérea, fomos a primeira empresa a trazer navio da Europa e Estados Unidos para o Brasil. Tivemos a abertura em 2013 na Bolsa de Valores de São Paulo. É o tema da palestra até chegarmos nos dias de hoje. Pessoal fala em crise, tem medo de arriscar, mas tem que ser otimista, ser determinado e amar aquilo que você faz.
Qual seu conselho para os empresários do segmento do turismo de Caxias do Sul?
Temos vários hotéis em Caxias, a cidade tem um dos maiores eventos de turismo, a Festa Nacional da Uva. Tem aquele desfile de rua, todo aquele glamour que se tinha e tem até hoje, porque o desfile de rua sempre atrai as pessoas, não só os próprios visitantes, mas a própria comunidade. Acho que tem um trabalho a ser feito. Claro, voltado ao mundo da uva e do vinho, que é o principal fator e você tem as vinícolas famosas na região. Você encontra as pessoas falando italiano na rua e isso atrai muito turista. Tem a igreja de São Pelegrino, que não deixa de ser uma atração, com obras de Aldo Locatelli. Tem muitos aspectos que você pode transformar em um turismo atraente.
Serviço
O evento, voltado para a alta gestão e lideranças empresariais, é realizado pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul e ocorre no UCS Teatro. Os passaportes para os dois dias estão à venda pelo site cicconnection.com.br, a partir de R$ 800 (para empresa associada à CIC Caxias) e R$ 850 (para o público em geral).
Palestras
Quarta-feira (4)
- 14h10min às 15h10min: Como ser produtivo, com a jornalista Izabella Camargo.
- 15h15min às 16h15min: O cliente é o centro — case uma história de empreendedorismo e o turismo de luxo, com Guilherme Paulus, fundador da CVC Turismo e presidente da GJP Holding e Participações.
- 17h às 18h: Diversidade geracional e suas potências: os dois lados do balcão, com a jornalista Márcia Monteiro Mello.
- 18h05min às 19h05min: O mundo mudou e as melhores empresas para trabalhar também, com Tatiane Tieme, CEO GPTW.
Quinta-feira (5)
- 14h10min às 15h10min: Habilidades e competências transformadoras para liderar na gestão do amanhã, com José Salib Neto, cofundador da HSM.
- 15h15min às 16h15min: Os desafios para retomada do crescimento no Brasil, com Mansueto Almeida, economista-chefe na BTG Pactual.
- 17h às 18h: Transformando desafios em oportunidades: o papel da autogestão na evolução da sua carreira e dos seus liderados, com Moisés Marques, sócio-fundador da Corall Consultoria.
- 18h05min às 19h05min: Tendências e oportunidades para negócios _ Inteligência Artificial _ com Junior Borneli, CEO da StartSe.