Começa nesta terça-feira (9), em Bento Gonçalves, a Convenção Regional de Supermercados. O evento busca proporcionar a geração de negócios e aproximar supermercadistas de fornecedores. Serão mais de 120 expositores.
A expectativa da Agas é 6 mil pessoas e superar os R$ 20 milhões em negócios. O setor representa 8% do PIB gaúcho. No ano passado, o varejo supermercadista faturou R$ 61,2 bilhões no Estado, com o total de 6,7 mil lojas supermercadistas e 152,7 mil empregados diretos.
— Vai ter palestras, discussões sobre perdas, questões trabalhistas. É igual gôndola de supermercado: muitas opções — diz Antonio Cesa Longo, presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas).
Durante a programação, será lançada a Rota dos Capitéis, um roteiro em meio às paisagens do interior. A convenção segue até esta quarta.
Troféu para os destaques
Nesta segunda (8), a Agas premiou os estabelecimentos do Estado que mais se destacaram em 2023. Os 15 maiores supermercados foram reconhecidos durante o Jantar Ranking Agas.
Foi entregue também o Troféu Supermercador ao presidente da Fiergs, Gilberto Petry, ao fundador do restaurante Di Paolo, Paulo Geremia e, de forma coletiva, à Associação Amigos de Nova Roma do Sul, responsável pela reconstrução da ponte do município que faz ligação com Farroupilha. Foi reconhecido ainda, com a mesma distinção, o empresário já falecido Raul Randon.
Roberta Barreto, presidente da Agas Jovem, recebeu o troféu Destaque Jovem do ano, e a Cia Zaffari ganhou a premiação de Maior Empregadora de Jovens Aprendizes.