Uma mulher curiosa e conectada com a fé, Lisandra De Bona, jornalista, especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, Pedagogia Empresarial, Administração e Docência no Ensino Superior, acadêmica no curso de Relações Públicas, é dona de uma trajetória que inspira tanto no campo profissional quanto no pessoal. Natural de Dois Lajeados e radicada há muito em Caxias do Sul, o elo com a família e sua origem sempre foram elementos fundamentais em sua vida.
— Meu currículo inicia com o sonho de uma amiga em estudar na Unisinos e, juntas, decidimos encarar o vestibular, cheias de expectativas. Desde cedo, escrevia e me comunicava com fluidez, essa paixão me movia — recorda-se a filha de Olindo Antônio De Bona (in memoriam) e de Teresinha De Bona. Mesmo iniciando seus estudos em outra instituição, foi na UCS que se encontrou verdadeiramente e, a partir daí, trilhou uma carreira como produtora e, posteriormente, repórter.
Como em muitas histórias de vida, Lisandra precisou encontrar novas alternativas. Foi nesse momento que surgiu a oportunidade de trabalhar no Sindilojas Caxias, onde é Gerente Executiva e Coordenadora de Comunicação, funções que abraça há 20 anos.
— Conciliar essas áreas distintas e encontrar o equilíbrio entre razão e emoção foi fundamental para o meu crescimento. Nesse momento de busca, o Sindilojas Caxias cruzou meu caminho e abriu portas para a inovação. A gerência executiva exige um foco estratégico e político, enquanto a comunicação é mais leve, ágil, e cheia de energia — destaca a competente profissional e mãe amorosa de Letícia De Bona Candiago, 18 anos.
Ao longo da brilhante carreira, Lisandra nunca deixou de se atualizar.
— Quando engravidei da Letícia, sabia que não poderia me acomodar. Sentia uma motivação imensa para ir além e crescer, tanto por mim quanto por ela. Então, encontrei a especialização em Gestão Estratégica de Pessoas. Queria crescer profissionalmente e proporcionar o melhor futuro para minha filha — emociona-se — Aprendi que, por mais que as estratégias e processos sejam importantes, são as pessoas que fazem tudo acontecer. A empatia, a escuta ativa e o respeito ao próximo se tornaram pilares na minha forma de ser e de atuar. Outro aprendizado essencial foi entender a importância da resiliência e da adaptação.
O desejo de aperfeiçoamento tornou-se seu registro, fosse como coordenadora de eventos no Sindilojas ou como criadora de conteúdo digital, com o projeto "Roteiros e Encantos", no TikTok, perfil onde compartilha dicas de turismo e experiências com exuberante paixão pela Serra gaúcha, sentimento que também se reflete em seu trabalho voluntário no Centro Cultural Espírita Jardelino Ramos.
— O voluntariado me ensina que cada ser humano tem um propósito a cultivar e a evoluir, e isso transforma a maneira como me conecto com as pessoas — diz. Ela vislumbra na doação ao próximo uma oportunidade de transcender o Eu e criar impacto espiritual e emocional.
Com uma visão clara de seus objetivos, Lisandra se prepara para assumir a presidência da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE) em 2026.
— Desejo intensificar o envolvimento das pessoas e criar uma rede ainda mais engajada, com projetos que promovam o desenvolvimento espiritual e o autoconhecimento — afirma.
Apesar de uma rotina intensa, Lisandra encontra na família sua maior inspiração. Assistir a filmes com a mãe, Teresinha, e compartilhar momentos com sua filha, Letícia, recarregam suas energias e a mantém focada na lotada agenda.
— Minha mãe é a minha base, e minha filha é a maior realização — reforça, assim, o amor e a gratidão que sente por suas raízes sem deixar de lado a curiosidade por inovação e evolução, sempre atenta ao universo ao seu redor com um amplo e generoso olhar.
.
Balcão
- Livro de cabeceira: Mãos de Luz, de Barbara Ann Brennan. Uma fonte de conhecimento sobre a cura.
- Meu lugar no mundo é… onde posso fazer a diferença, estar perto das pessoas que amo e sentir a grandiosidade de crescer e de aprender juntos.
- Passaporte para… novas experiências e culturas, um convite para explorar o desconhecido e expandir horizontes.
- Liderar significa… ser uma fonte de inspiração e guiar com o afeto e a ética, cultivando o crescimento e a realização de cada pessoa ao meu redor.
- Gostaria de ter sabido antes que… cada desafio é uma oportunidade disfarçada de aprendizado.
- Viver é… uma jornada de descobertas e conquistas.