Em um mundo onde a gestão e a comunicação eficaz são chaves para o sucesso, a caxiense Taíse Klippel Paim desponta como uma referência. Nascida sob a égide do signo de Capricórnio, a filha de Osmar Ramiro Paim (in memoriam) e Eroni Klippel Paim e, há 13 anos, casada com Ricardo Busnello. Dona de uma formação acadêmica consistente, incluindo graduação em Comunicação Social e um MBA em Gestão Estratégica de Marketing e Vendas, além de especializações em Programação Neurolinguística, Comunicação Não Violenta, Vendas e Experiência no Varejo, Gestão e Docência, Taíse soma mais de duas décadas de experiência.
— Quem não oferece, não vende. Meu mantra pessoal e profissional que vai além do contexto comercial. Ter uma postura proativa para ficar atento às oportunidades ao seu redor e ser capaz de identificar e aproveitar essas chances é uma habilidade valiosa. Isso requer estar aberto a novas experiências, conhecer pessoas e nutrir a rede de contatos. Essa expressão requer a atitude de estar disposto a se envolver ativamente em projetos e iniciativas — relata Taíse com otimismo.
Atualmente, Taíse é Diretora de Comunicação da CIC São Marcos e leciona na Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo e na Pós-Graduação de Gestão Empresarial da UCS. Como fundadora da TKPaim Desenvolvimento de Pessoas e Negócios, presta consultoria empresarial com excelência. Seus programas de Desenvolvimento de Líderes, Times Comerciais, Vendedores de Alta Performance, Formação e Pós-Formação de Trainees Gerenciais e assessoria para recrutamento e seleção de pessoas, têm impactado positivamente mais de cinco mil alunos e uma centena de empresas.
— Minha trajetória se iniciou na adolescência, trabalhando como caixa e balconista em uma lotérica. Meu interesse pela educação corporativa também floresceu com o tempo, levando-me a buscar especializações na área. Percebi então que minha paixão pelas vendas seria eterna, porém, ansiava por entrar no campo da consultoria. Desde 2019 meu propósito se consolidou. O lado bom de tudo isso é o poder de construir e manter relações com significado. Família, amigos e colegas e tantas outras pessoas que se tornam parte da nossa jornada e dão sentido — conta.
Em 2024, Taíse pretende expandir o portfólio da TKPaim e do Aceleraí Podcast, integrando-os ao Hub e Escola de Negócios, com a abertura de um espaço dinâmico e colaborativo projetado para promover o aprendizado com inovação.
Fora do ambiente profissional, ela encontra alegria na gastronomia, adora experimentar novas receitas, cozinhar e explorar diferentes sabores quando viaja. Se pudesse dar um conselho para sua versão mais jovem, diria: — Ame-se profundamente e acredite em suas capacidades. Cuide de si mesma com gentileza e dedique tempo para o autocuidado.
As melhores lembranças da infância de Taíse são da época escolar, quando acompanhava sua mãe na livraria para adquirir os livros e cadernos. Hoje, a docência é uma parte fundamental da carreira dela. Capacitar times de alta performance apresenta desafios únicos, como manter a equipe motivada e gerenciar conflitos construtivamente.
— Líder é aquele que inspira, ensina por meio do exemplo e prioriza o bem-estar da equipe. Pessoas que possuem o interesse genuíno em outras, integrando o servir. Percebo que os líderes com melhor desempenho são os que promovem um ambiente de confiança e crescimento mútuo. Têm visão clara, comunicação empática, tomada de decisão ágil, inteligência emocional, delegação eficaz, resiliência diante de desafios, integridade e ética, e sobretudo são humanos — enfatiza.
Ela acredita que a verdadeira liderança está em reconhecer e abraçar a própria vulnerabilidade. Com uma carreira dedicada ao desenvolvimento de pessoas e negócios, Taíse Klippel Paim é um exemplo inspirador de como a paixão e a dedicação podem transformar a realidade.
.
RAIO-X
- Meu lugar no mundo… é na sala de aula;
- Viver é… abraçar a jornada da vida com coragem;
- Passaporte para… novas e enriquecedoras experiências;
- Liderar significa… servir;
- Uma palavra de ordem: criatividade;
- Gostaria de ter sabido antes que... o verdadeiro poder está em reconhecer e abraçar nossa própria vulnerabilidade. A compreensão de que ser quem somos, sem medo de julgamentos externos, é o caminho para uma vida mais plena e significativa.