Caio Marcelo Doi é dono de uma trajetória que ultrapassa fronteiras e desafia expectativas. Filho de Noboru Doi e Neli Maria Doi (in memoriam), nascido em Curitiba, que celebra 49 anos, dia 22 de março, o festejado diretor de Recursos Humanos na Marcopolo, radicado em Caxias do Sul, há quatro meses, tem formação em Administração de Negócios pela UFPR, com pós-graduação em Gestão de Pessoas e Formação Gerencial pela FAE Business School. A expertise de Caio não se limita ao campo acadêmico, se estende à prática, o consolidando como um renomado executivo.
— Caxias do Sul tem sido uma agradável surpresa. Uma cidade muito bonita, limpa, segura, com gente acolhedora e muito trabalhadora. Além disso, minha conexão com este lugar remonta aos anos 1960, quando meus avós Claudino e Antonia Piccinin (in memoriam) e minha mãe viveram aqui — conta ao revelar sua conexão com a Serra gaúcha.
Casado há 14 anos com a mestre em Psicologia, Fran Wiczneski, tem três filhas: Aline Marie Lourenço Doi, 21, Amanda Ziebart, 16, e Alana Vitória Wiczneski Doi, 11. Ele garante que a família é a âncora de sua vida, que proporciona alegria e apoio constantes. Quando questionado sobre o que considera o “bom da vida”, Caio não hesita:
— A companhia das pessoas amadas. O som da lenha e do carvão na churrasqueira, aroma da comida ainda no fogão, o pão caseiro sempre presente sobre a mesa, as conversas e risadas. Também, o frio e a geada da minha terra natal que é muito parecido com o clima daqui. Quando criança sonhava em ser piloto de avião, porém, muito diferente do sonho, mas extremamente feliz com a carreira que escolhi e com a possibilidade que tenho todos os dias de influenciar vidas, me tornei um executivo — avalia ele, que encontrou sua vocação na liderança.
Caio acredita que o sucesso pessoal vai além das metas profissionais. Sua abordagem para o êxito na gestão de pessoas é baseada em três valores fundamentais: transparência, confiança e engajamento. Essas características aplicadas criam times imbatíveis.
— Ter vivenciado segmentos tão diferentes como automotivo, financeiro e bens de consumo contribuiu muito no desenvolvimento de uma consciência plural. É possível encontrar similaridades e oportunidades entre todos os segmentos de negócio quando estamos atentos e abertos ao novo, pois a nossa cabeça é como um paraquedas, só funciona quando se abre — enfatiza.
Caio compartilha que a experiência internacional moldou sua perspectiva sobre diversidade e ensinou que é nas diferenças que verdadeiramente crescemos. Viver em outro país e experimentar uma nova cultura proporciona uma visão privilegiada do mundo.
— Residi no México entre 2018 e 2020, mas desde 2005 tive contato direto com muitos países e culturas diferentes pelas oportunidades de carreira que tive. Desde então, respondi diretamente para pessoas na Índia, Canadá e Malásia. O principal ensinamento que pude captar é que é nas nossas diferenças que evoluímos, quando somos todos iguais, ficamos do mesmo tamanho — lembra.
Na Marcopolo, Caio vê o propósito de aproximar e inspirar pessoas. Destaca que a cultura organizacional desempenha um papel crucial, conectando-se aos 75 anos de existência da empresa e ao compromisso de aprimorar seu legado. Quanto aos desafios específicos de gerir equipes de Recursos Humanos em uma empresa gigante e globalizada, Caio vislumbra um potencial extremo. Sua abordagem na contratação de talentos envolve atrair profissionais alinhados com a visão de sustentabilidade da empresa.
— Meu estilo de liderança é mapeado como energético e ao mesmo tempo de ensinamento. O que isso quer dizer? Que tenho como característica realizar projetos de maneira coordenada e também impulsionar minhas equipes para a alta performance. Pela característica “professoral”, também me sinto muito bem compartilhando o conhecimento que acumulei ao longo do tempo com as pessoas, o que torna meu trabalho cada dia mais prazeroso — complementa.
Entre seus hobbies e atividades de lazer, Caio ratifica sua paixão por cozinhar, treinar artes marciais e se dedicar ao aeromodelismo, construindo e pilotando aviões por controle remoto.
Ao liderar a transformação dos Recursos Humanos da Marcopolo, nosso entrevistado garante que a empresa é um excelente lugar para trabalhar, atraindo os melhores talentos e contribuindo ativamente nas comunidades em que está inserida. Seu propósito pessoal reflete um compromisso com o desenvolvimento humano e a busca constante pela excelência.
.
RAIO-X
- Um momento que me orgulho: minha chegada na Marcopolo, é claro.
- Se pudesse viver uma aventura inesquecível, seria… andar na superfície da Lua.
- Gostaria de ter sabido antes… que a vida daqueles que amamos passa mais rápido do que gostaríamos.
- Um sonho… pilotar um jato supersônico (esse é desde criança).
- Um beijo… à minha esposa e às minhas filhas.
- Um abraço… a todos os meus queridos amigos e amigas que a vida fartamente me trouxe.
- Um aperto de mão… à cidade de Caxias do Sul e ao povo Gaúcho, que me recebe com tanto carinho nessa linda nova fase.