O caxiense Gustavo Luís Pellin, 40 anos, nascido e criado sobre rodas nas sinuosas trilhas da Serra gaúcha, não é apenas um triunfante atleta de modalidades radicais. O filho dos comerciantes Flávio e Nilza Pellin, também é o visionário empresário e sócio de Luís Fernando Generoso no comando da Time-Line, uma marca de moda masculina que conquista os apaixonados pelo off-road. Na imponente paisagem da região, Pellin emerge com uma história que entrelaça a disciplina aprendida com o enduro à confirmação de um estilo de vida que transcende o esporte.
– Meu pai sempre andou de jipe e eu o acompanhava. Desde então, fui pegando gosto pela aventura. Aos 15 anos, já participava dos campeonatos gaúcho e brasileiro de downhill com outros três amigos Maurício Rizzon, Anderson Cardoso Vieira e Lucas Mantovani, uma amizade que surgiu no esporte e segue para a vida.
Com meus filhos não é diferente. A Luiza, com 12 anos, já é atleta de tênis, e o Gabriel, oito, adora andar de bike e moto, mas não quero que eles se sintam obrigados a seguir a mesma caminhada – conta Gustavo que é pai zeloso, também de Isabelle Monteiro Pellin, quatro, e marido de Kalinca Lima Monteiro, com quem partilha os dias e tem apoio inconteste há 18 anos.
O guri que teve uma infância permeada por memoráveis idas e vindas à praia ao lado dos avós, Abetino e Celita Pellin, Gustavo que é três vezes campeão brasileiro, onze vezes campeão gaúcho de enduro e que conquistou o ouro nos Six Days da França, conhecido como a Olimpíada do off-road, encontrou sua vocação nos circuitos de competição e na empresa da família. A ligação com Caxias do Sul é profundamente enraizada em amizades e trabalho. Gustavo não se vê vivendo em outro lugar, e essa conexão é que o impulsiona e sustenta seus afazeres.
— O esporte sempre me ajudou em tudo, me fez entender que “o que precisa ser feito, precisa ser feito” para obter o resultado esperado e aprender que às vezes precisamos abrir mão de algumas coisas para poder conquistar outras. Só depende de nós mesmos — aconselha Gustavo.
Como administrador de empresas, nosso entrevistado possui uma bagagem que vai além das pistas de enduro. Sua visão empreendedora se materializou com a Time-Line, que reflete o espírito off-road que ele tanto ama e que se tornou uma referência no mundo da moda esportiva.
— Busco inspiração nas trilhas empoeiradas, na adrenalina das competições. É mais que apenas roupas, é uma expressão do nosso estilo de vida — destaca o atleta e multiprofissional.
Para Gustavo, o enduro é mais que uma competição; é uma expressão emocional que molda a autoestima e a confiança. Esse espírito de determinação transparece na sua rotina de treinos, que vai desde a academia cinco vezes por semana até as pistas de motocross.
— Para começar basta querer, no início será como um passatempo com os amigos, e com o passar do tempo vai evoluindo, sempre lembrando de usar o equipamento de proteção necessário para evitar acidentes. Foque bastante em treino físico e sempre que possível esteja em cima da moto para ganhar confiança. Com certeza irá se divertir muito e ter boas histórias para contar — incentiva.
Com olhos no futuro, Gustavo vislumbra uma continuidade dessa jornada, mantendo-se fiel ao que faz hoje. Guiado por essa visão, promete continuar sua ascensão como referência na modalidade, como uma bússola, tornando-se uma narrativa de ousadia, empreendedorismo e, acima de tudo, paixão.
.
NA TRILHA
- Um momento que me orgulho: o nascimento dos meus três filhos;
- Se pudesse viver uma aventura inesquecível, seria… praticar heliskiing, quando o esquiador chega ao topo da montanha de helicóptero, em vez de um teleférico, e andar na neve com as motos adaptadas para o clima extremo.
- Gostaria de ter sabido antes... que não precisamos de muito para ser feliz;
- Um objetivo... continuar aproveitando a vida muito bem e por muitos anos;
- Meu lugar favorito é... dentro de um capacete;
- Um ídolo... Travis Pastrana, atleta de supercross, motocross, freestyle, corridas de rally e Nascar;
- Minha família é... minha base, é tudo para mim!