Comunicativa e visionária, Fabíola Parisi Saretta é uma genuína mulher de negócios. A aniversariante do último dia 19 de março, nascida e criada em Caxias do Sul, é destaque pelo fazer. A filha de Jamir Parisi (in memoriam) e Teresinha Charnoski Parisi é dona de uma formação sólida em Direito, MBA em Gestão de Pessoas pela UCS, Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, Alta Performance pela Fundação Dom Cabral e Formação para Conselheiros de Administração e Comitês de Pessoas pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Aliada à vasta experiência prática e ao dourado currículo, Fabíola está preparada para os desafios.
— Minha jornada empreendedora começou aqui, lugar em que aprendi os valores fundamentais que me guiam. Estou focada em avançar significativamente no Projeto de Formação Executiva e de Lideranças, chamado Executive Program, que já está na sétima edição e com mais de uma centena de carreiras influenciadas — diz Fabíola com um sorriso confiante acreditando que bons líderes e pessoas que sonham e querem mais são seu público-alvo — Sempre soube que queria fazer a diferença neste mundo e encontrei minha vocação em contribuir nas potencialidades individuais.
Após 13 anos atuando como professora de Liderança e Inovação na CEEM-FGV e atividade reconhecida em empresas de renome e de grande porte como Sesi, Randon e Marcopolo, Fabíola decidiu dar um passo além e lançar sua própria consultoria.
— Acredito que o verdadeiro sucesso vem da capacidade de se adaptar e evoluir — explica, com determinação em cada palavra — Empreender foi uma maneira natural de expandir meu impacto e de seguir minha paixão por liderança, sucessão e estratégia empresarial. O alinhamento de propósito é fundamental quando falamos de realização e de felicidade no trabalho. Sou uma entusiasta da inovação e sempre considerei eventos relacionados ao tema como uma oportunidade de conhecer novas metodologias, modelos de administração e principalmente como solucionar problemas reais por meio da colaboração entre empresas, startups e a comunidade.
Para além de sua brilhante carreira, Fabíola, apaixonada pelos laços afetivos, é casada há 27 anos com o analista de suporte e infraestrutura Felipe Rossato Saretta e é mãe amorosa de Teodora Saretta, 15 — Minha família é a maior fonte de inspiração e apoio — traduz — Encontrar o equilíbrio para estar cada vez mais perto deles sempre será a prioridade. E mais: sou ávida leitora em busca de novas perspectivas. Essas experiências fora do ambiente profissional recarregam minhas energias e proporcionam vislumbrar novos horizontes. Os livros são um recurso valioso, presentes na minha vida desde a infância, um hábito que era estimulado constantemente por parte da minha mãe. Há dois que sempre indico: A Empresa Viva, de Arie de Geus; e Liderança Baseada em Valores, de Carmen Migueles e Túlio Zanini.
Mesmo com todas as conquistas, Fabíola mantém os pés no chão e nunca se esquece de suas origens — Caxias do Sul é mais do que minha cidade natal, é força e motivação — revela com orgulho — Foi aqui que aprendi a importância do trabalho árduo, da integridade e da perseverança. Pessoas são essenciais no comando de um empreendimento. Quanto mais realizadas elas estão, melhor executam suas atividades, o que resulta em sucesso.
Com uma dedicação inabalável e promovendo a diferença, Fabiola Parisi Saretta continua a inspirar todos aqueles que têm o privilégio de conhecê-la.
RAIO-X
- Um hábito que não abre mão? Ser otimista;
- Meu lugar no mundo… minha casa;
- Viver é… tanto!
- Passaporte para… o Japão. Minha irmã, Simone Notsu reside lá e adoro viver a cultura japonesa na sua essência;
- Liderar significa... inspirar;
- Uma palavra de ordem: Fé!
- Gostaria de ter sabido antes que... o sol sempre brilha depois da tempestade, sempre!
- Um objeto de desejo: escultura de São Francisco de Assis, do Rogério Baierle;
- Se pudesse dar um conselho para a versão mais jovem de si mesma, qual seria? Siga firme, sempre! E não seja tão crítica consigo mesma.
- Sonho realizado e outro para tirar do papel: crescer no empreendedorismo e viajar mais.